Um miminho...


Recebi este miminho da minha amiga Carla Caseiro e é suposto passá-lo a 6 amigas/os. Não sei se a ideia era presentear blogs mas achei muito boa ideia fazê-lo, por isso cá vai:

Carla - Em busca do meu Tatty Teddy(http://metoyoumybaby.blogspot.com/)

Mó - Guê do Gato (http://guedogato.blogspot.com/)

Marta - Lisboa Sem Gluten (http://100-gluten.blogspot.com/)

Káty - Amigas da Káty (http://katycirculoamizade.blogspot.com/)

Dra. Graça Bastos - Saudinha (http://pediatria.phpbb.net/index.php)

JC - Desabafos de um Médico (http://desabafosdeummedico.blogspot.com/)


Obrigada aos meus leitores assíduos e as minhas desculpas por andar a bloggar pouco... tenho tido muito trabalho e pouco tempo para escrever!


A D. Birra em... Público!


A propósito de birras... hoje falava sobre isso, quando me lembrei que ainda não te contei como foi a tua 1ª visita da D. Birra... em público!!!
Foi no almoço de aniversário do paizola, em plena mesa do restaurante...
Levámos a tua cadeirinha de fixar á mesa e lá estavas tu toda pipoca, sentadinha como uma senhorinha. Chegaram as entradas e eu petisquei qualquer coisita. Quando terminei, pediste-me colo... (ainda me recordo de ouvir o avô Narciso dizer «Colo? Tás aí tão bem, tão bonita...!». Hesitei, confesso, mas acabei por te tirar da cadeira explicando que voltarias para lá quando o peixinho chegasse e pedi que concordasses com essa condição, o que fizéste com um aceno positivo e um qué! Só que o peixinho chegou mas... tu não querias sair do meu colo!!! Esperneáste mas lá te conseguimos por na cadeirinha, só que desatáste a berrar, alheia ás minhas explicações, elevando o sonoro até ao limite do suportável!!!
Eu estava determinada. Sem nunca te ignorar (porque isso acho que ainda é pior) mostrei-me inflexivel e apenas o facto de o teu paizola, morto de vergonha (e a tua tia Ana que não consegue ouvir bébés chorar sem ficar aflita, ehehehe!) me fez hesitar, comentando: Não estamos em casa, estamos a incomodar as outras pessoas...
Ariops! Pois, estamos. Percebi claramente que o PIOR das birras em público é mesmo o sentirmos, inadvertidamente, que já não somos somente dois pais a educar uma criança mas... um lugar inteiro de gente metida ao barulho! Mas... e o quê? Seria sempre assim? Bastaria largar-se a chorar como se fosse a criança mais infeliz e mal-tratada do mundo para conseguir o que queria??? Nah.... não me parece.
Fechei-me naquele espaço contigo (naquele momento só existias tu e eu), aproximei a minha cara o bastante da tua e sosseguei-te com mimo e palavras firmes, que explicavam, pela enésima vez, que o combinado tinha sido que voltarias á cadeira quando viesse o peixinho para a mesa. Aos poucos, acalmáste e desististe e permaneceste até que eu terminasse de comer na tua cadeira, conforme combinado. Mais uma vitória, com o sabor amargo da vergonha pública, da insegurança disfarçada, da frustração pela censura...
Tinha imaginado algumas vezes como seria quando a D. Birra resolvesse visitar-te no meio da rua... mas nunca tinha imaginado como eu me sentiria. Apenas acreditava (e acredito) que não podia ceder, fosse qual fosse o preço.
Quem tem filhos saberá concerteza como são e como choram e como teimam até desistir ou conseguir. Quem não tem não compreende. O pretexto desta birra até seria comovente, se pensarmos bem... pedias colo á tua mãe, nada mais. Não era um binquedo, não era uma guloseima em hora imprópria. Era colo.
Mas convenhamos, não tens 6 meses. Percebes tudo. Aceitáste o compromisso. Sou tua mãe e eu (ou qualquer outro adulto que cuide de ti) devo poder almoçar em paz e sossego. Hoje em dia, a tendência é para que as crianças se tornem o centro de tudo nas actividades conjuntas (mesmo que depois essas actividades sejam poucas e a atenção dispensada quase nenhuma, mas enfim... contas de outro rosário) e eu não vejo as coisas assim. Já Daniel Sampaio, no livro a Razão dos Avós pergunta o que é feito dos jantares em família em que as crianças ouviam caladas as conversas dos pais sobre o trabalho, a política, a vida quotidiana. Hoje em dia não existe: as crianças monopolizam as conversas, ou comem num flash para correr a ver televisão... Moralismo meu? Talvez.
Mas, naquele dia eu, como qualquer pessoa naquela mesa (sei que rapidamente qualquer um dos avós ou dos tios e até o paizola, de bom-grado te dariam colo, e não critico) tinham o direito a almoçar como deve de ser: há muito tempo para colo, já és capaz de entender regras e solicitações, e o teu lugar na mesa era aquele, na cadeirinha. Tal e qual como em casa.
As crianças devem ser o centro do mundo para os pais, mas os pais não devem anular as suas vontades para que isso seja possível. É nisto que acredito. E vais descobrindo aos poucos que sou inflexivel (para não dizer de uma teimosia atroz!!! Eheheh!). O teu paizola também será, a seu tempo, mais convicto. Se hoje é mais hesitante é só porque não te conhece como eu te conheço (mãe é mãe e nada muda isso). Quando digo que sei que entendes tudo, não tenho dúvidas... naquele momento percebeste tudo. A tua frustração é normal e desejável... desejável só não é que eu a alimente!
Será que foi a 1ª de muitas? Espero que não... apesar das minhas certezas, o aparato deixa-me completamente desarmada... Achas que se notou? Eheheh! Eu cá tinha gostado de um buraco para me esconder...

Oh, no, not again!


Talvez seja uma enorme coincidência. Talvez só eu tenha reparado. Talvez não tenha nada a ver.
Mas a verdade é que de há uma semana para cá, algo mudou. No teu apetite (embora tenha conseguido dar-te as principais refeições nas mesmas quantidades, comes menos ou quase nada entre as refeições), no teu comportamento (estás mais agitada e irritas-te com mais facilidade).
Andei ás voltas com a ideia que esta sensação não era nova para mim e descobri aqui um post de 14 de Maio:
Não deixa de ser curiosa a coincidência... naquele tempo não sabia nada sobre intolerância ao gluten. Mas, na verdade, recordo-me de ter ficado muito inquieta com o regresso ás papas no jantar... o que escrevi naquela altura poderia ter sido escrito hoje, salvo um ou outro pormenor relacionado com o facto de eu associar estas coisas ao facto de ficares mais "satisfeita". Isso agora não faz sentido: a quantidade e o tipo de alimentação, agora, não mudou. Comes as mesmas coisas nas mesmas quantidades, só que... com gluten. Neste momento, associo a algum mal-estar derivado da dificuldade em digerir as proteínas do glúten (digestões mais longas, alguma sensação de má-disposição e "enfartamento", não sei). Bem, já sabemos: pode ser coincidência, de facto. Pode ser só impressão minha. A ver vamos.
De resto, hoje como naquela altura, continuas bem disposta e divertida. Apenas talvez um pouco mais impaciente.
Tivémos um fim-de-semana muito agradável: o primo fez a festinha no sábado e foi muito giro!
Hoje... bem... hoje é aquele horrível dia da semana - SEGUNDA-FEIRA!!! Bah!!!

Parabéns Primo Gabriel!!!



Oh prima, não queres subir também???

Nhão, nhão... (sorriso) qué, qué!!!

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

A consulta



Ontem foi a consulta com o Dr. Velho...
Pesámos e ganháste uma média de 175 gr mensais, o normal para a curva dos percentis! Mostrámos-lhes as analises e ele concordou comigo que os valores aumentados das Hormonas do Crescimento são um contrasenso... sugeriu que os mostrássemos ao Dr. Paulo mas disse que na opinião dele deveriam ser vistos por um endocrinologista, porque assim isolados não explicam nada.
Tudo bem, parece-me muito certo. Mas isto não vai dar em nada, querida Pipoca. Desconfio seriamente que estes valores estão aumentados porque, como li, é comum aumentarem nos primeiros 6 meses de uma dieta sem gluten em doentes celíacos. O endocrinologista vai repetir as analises: começámos ontem (oficialmente) a reintrodução do gluten e até já passaram 6 meses do início da dieta - os resultados vão aparecer normais. Os médicos vão falar de adulteração dos valores pelo laboratório e o assunto fica encerrado.
Pois... é verdade, não sou médica. Por isso vou seguir a sugestão do Dr. Velho que será por certo a do Dr. Paulo.
Agora sei porque o Dr. Velho sugeriu que tirassemos o gluten. Porque ele trata a doença celíaca como uma intolerância alimentar qualquer... e não é. Quando ele nos disse: "eu sugeria dar gluten 1 dia ou 2 para ver o que acontece" percebi claramente que ele não sabe que a intolerância ao gluten não é como a intolerância á lactose, por exemplo. As alergias e as restantes intolerâncias alimentares testam-se por provocação porque têm manifestações gastrointestinais e tópicas muito precisas e óbvias e podem não ser de facto para o resto da vida, por isso há-que ir sempre experimentando. A diferença é que as proteínas específicas do gluten provocam alterações da mucosa intestinal e essas tanto podem ser a curto como a médio como a longo prazo. Contudo, nunca a tão curto prazo: o achatamento das vilosidades do intestino não acontece em 2 dias. A intolerância ao gluten é para o resto da vida!
De resto, e pelo sim pelo não, o Dr. Velho fez-te testes cutâneos para as proteínas do leite, para os acaros, para o nosso lindo Ratatui e para o ovo. Tudo negativo! Á observação estás óptima e ... olha... seja o que deus quiser! Ontem já jantáste esparguete normal, douradinhos e pão e hoje já vou comprar bolachas e papas novas cheias de gluten... dói-me a alma pensar nisto. Mas tem de ser, senão não vamos a lado nenhum.
Pedi ao Dr. Velho que passasse as analises do gluten a mim e ao teu paizola. Um positivo para qualquer um de nós ajuda a fechar o diagnostico. Talvez alguma alminha caridosa passe a biopsia (se os sintomas reaprecerem, nomeadamente o peso estagnar) mais depressa e sem hesitar. Nisto tudo, perdemos muito tempo, desperdiçámos muita energia, seja qual for o desfecho: se não há intolerância escusava de ter andado nesta aflição, se tens passaram-se 6 meses e está tudo na mesma.
Neste momento, tudo o que mais quero é estar profunda e completamente errada acerca deste meu palpite: quero que as semanas e os meses passem e que nada aconteça e que continues a ganhar peso, que continues bochechuda e bem disposta e a comer TUDO o que te apeteça e possas comer... é o que mais peço para nós, acredita, meu anjo...

O inicio do au revoir ás chatas das fraldas!!!



Não resisto a contar que...
hoje fizéste cócó no bacio pela 1ª vez!!!
O Dr. Velho trocou-nos as voltas e a consulta passou para a tarde. Estou cheia de trabalho e não posso deixar novidades do fim-de-semana da Páscoa mas prometo novo post e mais fotos em breve!
Hoje foi só mesmo para te contar a novidade... estás TÃO CRESCIDA, meu amor doce!

Parabéns virtualmente atrasados, Paizola!


Contigo a meu lado serei sempre GRANDE!!!

Hoje os Parabéns vêm aos pares!





PARABÉNS TIA MÓ pelos 30 anos cheios de boa disposição e charme!
PARABÉNS MEU TESOURO PELOS TEUS 20 MESES!!



A 1ª Discussão...



Chegados a casa ontem, e confortavelmente instalados no sofá a ver as notícias do telejornal, fomos confrontados com a tua persistente e insistente e mais todos os "entes" implícitos, teimosia (por enquanto) deliciosa...
Mamã, Pana...! (Panda, o malfadado DVD que tem de estar sempre a passar na televisão...).
Não. A mãe e o pai estão a ver o telejornal, agora não há Panda!
Pana! (e o dedo a apontar na direcção do DVD) Mamã, Pana!
Vens para ao pé de mim e pedes colo. Sento-te nas minhas pernas, face to face: Não, estamos a ver o telejornal!
Pana! (insistes mais um pouco, perdida de riso!)
Não há...
Há! (sorriso)
Não há...
Há! (sorriso)
Não há!
Há! (gargalhada)
E olha, a piolha já sabe responder! Acho que estamos, oficialmente,a ter a primeira discussão! Ainda não tens 2 aninhos e já andamos nisto, Sra. Pipoca? Olha o respeitinho! Vai brincar com os teus brinquedos! E... não foste; estiveste no sofá conosco a trepar e a fazer macaquices e depois foste para o chão riscar uma folhinha de papel e papaguear coisas numa lingua estranha, que em tudo se assemelha ao Aramaico... hihihi! O que é feito do meu bébé?!
Acabámos por nem reparar muito no telejornal...

Homenagem ao Chocolate



A banda sonora deste post inclui um tema do Joka Fantasminha que se chama Coração de Chocolate. Ora, cá vai letra:

O meu coração
É como algodão
Fofinho, docinho
O teu coração
é como um bom-bom
Docinho, cheínho
de ternura, amizade e amor
de carinho em vez de licor
E se o teu coração precisar do meu
O meu será só teu

Coração de Chocolate,
Bate, bate. Bate, bate
Coração de tablete
Pelos amigos se derrete

Tu gostas muito desta música (confesso que eu mais ainda, acho uma ternura) mas... gostas bem mais de... Chocolate!
E ainda não sabes tu, que por debaixo dos papeis-prata de todas as cores que dão forma a ovos de Páscoa e povoam supermercados por esse mundo a fora, nesta altura do ano, está ... chocolate!
Se pudesses comias chocolate o dia inteiro... e eu que, não sei porquê, até imaginava que não irias gostar... Bem, se calhar haviamos de pensar em mudar o nome do blog para Pipoca de Chocolate... hihihi! O que achas?

E o Verão Vem de Óculos de Sol!

Deixa lá ver...

fico melhor de óculos

ou...


sem eles?

Hum???

(Obrigada Tia Guida pelas fotos!!!)


A Primavera Virá num Vestido de Verão!



Ai, os dias de sol estão para ficar! Só espero que se mantenham até ao fim de semana da Páscoa, porque vamos ás Sesmarias...! Não vejo a hora de te ver a correr pelo jardim dos avós. Já imagino o reordenamento do território por aquelas bandas... hihihi! Será que ao menos as árvores vão ficar no sítio delas???
Tenho tido tanto trabalho... mas volta e meia fico a imaginar-te, com o vestidinho vermelho que a Laurinda ofereceu, a brincar toda contente lá pela casa.
Parecendo que não, fazer sempre as mesmas coisas cansa-nos o espírito e... antes que te comece a cansar, também eu, com este tipo de clichês, vou voltar ao trabalho com a promessa de uma foto muito gira que a tia Guida te tirou no próximo post!