A consulta



Ontem foi a consulta com o Dr. Velho...
Pesámos e ganháste uma média de 175 gr mensais, o normal para a curva dos percentis! Mostrámos-lhes as analises e ele concordou comigo que os valores aumentados das Hormonas do Crescimento são um contrasenso... sugeriu que os mostrássemos ao Dr. Paulo mas disse que na opinião dele deveriam ser vistos por um endocrinologista, porque assim isolados não explicam nada.
Tudo bem, parece-me muito certo. Mas isto não vai dar em nada, querida Pipoca. Desconfio seriamente que estes valores estão aumentados porque, como li, é comum aumentarem nos primeiros 6 meses de uma dieta sem gluten em doentes celíacos. O endocrinologista vai repetir as analises: começámos ontem (oficialmente) a reintrodução do gluten e até já passaram 6 meses do início da dieta - os resultados vão aparecer normais. Os médicos vão falar de adulteração dos valores pelo laboratório e o assunto fica encerrado.
Pois... é verdade, não sou médica. Por isso vou seguir a sugestão do Dr. Velho que será por certo a do Dr. Paulo.
Agora sei porque o Dr. Velho sugeriu que tirassemos o gluten. Porque ele trata a doença celíaca como uma intolerância alimentar qualquer... e não é. Quando ele nos disse: "eu sugeria dar gluten 1 dia ou 2 para ver o que acontece" percebi claramente que ele não sabe que a intolerância ao gluten não é como a intolerância á lactose, por exemplo. As alergias e as restantes intolerâncias alimentares testam-se por provocação porque têm manifestações gastrointestinais e tópicas muito precisas e óbvias e podem não ser de facto para o resto da vida, por isso há-que ir sempre experimentando. A diferença é que as proteínas específicas do gluten provocam alterações da mucosa intestinal e essas tanto podem ser a curto como a médio como a longo prazo. Contudo, nunca a tão curto prazo: o achatamento das vilosidades do intestino não acontece em 2 dias. A intolerância ao gluten é para o resto da vida!
De resto, e pelo sim pelo não, o Dr. Velho fez-te testes cutâneos para as proteínas do leite, para os acaros, para o nosso lindo Ratatui e para o ovo. Tudo negativo! Á observação estás óptima e ... olha... seja o que deus quiser! Ontem já jantáste esparguete normal, douradinhos e pão e hoje já vou comprar bolachas e papas novas cheias de gluten... dói-me a alma pensar nisto. Mas tem de ser, senão não vamos a lado nenhum.
Pedi ao Dr. Velho que passasse as analises do gluten a mim e ao teu paizola. Um positivo para qualquer um de nós ajuda a fechar o diagnostico. Talvez alguma alminha caridosa passe a biopsia (se os sintomas reaprecerem, nomeadamente o peso estagnar) mais depressa e sem hesitar. Nisto tudo, perdemos muito tempo, desperdiçámos muita energia, seja qual for o desfecho: se não há intolerância escusava de ter andado nesta aflição, se tens passaram-se 6 meses e está tudo na mesma.
Neste momento, tudo o que mais quero é estar profunda e completamente errada acerca deste meu palpite: quero que as semanas e os meses passem e que nada aconteça e que continues a ganhar peso, que continues bochechuda e bem disposta e a comer TUDO o que te apeteça e possas comer... é o que mais peço para nós, acredita, meu anjo...

2 comentários:

carla caseiro fotografia disse...

Confesso que até eu partilho as tuas inseguranças... Bem, no fundo tb espero que estejas enganada e que a Pipoca continue a ganhar peso.

Beijocas
CC & Ruca

Eli Gee disse...

Obrigada, amiga. Sim, estamos a torcer para que tudo corra bem, né?

Beijocas muuuito grandes!

P.S.: para quando mais fotos mexicanas? Muito trabalho, para variar, não é? Oh Euromilhões, onde andas?