Reflectir o Pai Natal...


«Não sei se devia ser eu a dizer-vos mas, na verdade, as crianças não acreditam no Pai Natal. E não imaginam que cento e muitos quilos de ternura, uns pares de renas, algumas toneladas de presentes e o trenó voem, assim, sem uma ventoinha estridente e colorida, ou uma qualquer coisa ruidosa (...). Já agora, as crianças também condescendem a propósito das chaminés. E percebem que, mesmo com os exaustores destes país de braços caídos, se tombassem por elas abaixo todos os presentes do Pai Natal, estes acordariam até os mais rebeldes dorminhocos.
(...)
Não sei se devia ser eu a dizer-vos mas, na verdade, as crianças só acreditam no Pai Natal porque, sempre que dão mimo a essa história batoteira, os pais ganham a luz misteriosa que só as pessoas que confiam nas suas mentiras parecem acarinhar. E é só porque ficam enternecidas aos roçarem o seu olhar no deles - quando de de língua de fora, fazem as suas melhores letras sempre que escrevem ao Pai Natal - que os desculpam, mesmo que alguém lhes tenha dito, uma e outras vezes, que é feio que se minta. Mas os pais ficam presentes , tão coloridos quando, um bocadinho atabalhoados, se atropelam nas suas histórias, que o coração de uma criança vacila, de ternura. (...) Se nos faltam as fotografias que podíamos ter ter deles quando nos fitam como se fossemos o seu presente, é porque tudo o que é magico (e nos faz sentir especiais) nos enche de enfeites.
(...) Obrigado Pai Natal! Obrigado por ajudares tantas pessoas - que parecem rezingonas, sorumbaticas, feias, hostis ou enfadonhas - a descobrirem, por um bocadinho, que podem brincar outra vez. (...) - Obrigado por deixares que mesmo sem nunca saírem do lugar, elas sejam levadas até a um mimo farfalhudo que as aninhe e aconchegue. Se, ainda assim, neste enorme faz-de-conta, existires (como acredito), gostava de te pedir que, como pirata dos bons, resgatasses os tesouros que os pais escondem todos os dias dentro de si, como se fossem tolices de criança»

Eduardo Sá, in Pais & Filhos

1 comentário:

Anónimo disse...

Que bonito!!!! Bjs... Te gosto muito