Enfim... acompanhada!



Ontem foi dia de consulta com o Dr. Paulo. Confesso que marquei a consulta por sentir que não me restava alternativa, e que não esperava nada de especial da conversa. Imaginei que voltasse a redundar num "É DELA... Não creio que possamos pensar em DC. Não há análises, nem sintomas que o justifiquem...»...
Ás vezes a vida prova-nos que a vida sem espectativas corre infinitamente melhor... pena que eu seja daquelas pessoas que só com as desilusões as consegue destruir, de outra maneira, não sei viver sem esperar, esperar seja o que for. No fundo acho que ninguém consegue...
Bem, preciso que saibas que já não estou sozinha nesta cruzada. O Dr. Paulo esteve a ver as análises e (como eu já sabia) estava tudo muitissimo bem. Em relação á Hormona do Crescimento, o mistério deslindou-se logo ali: os valores de referência propostos pelo laboratório para o sexo feminino eram injustificadamente diferentes dos propostos para o sexo masculino: ora, se nesta fase não há assim uma diferença tão grande entre meninos e meninas, não é de supor que se esperem valores assim tão baixos desta hormona para as meninas, logo os teus valores estão normais. Faz todo o sentido, até porque, no teu caso particular, não faria sentido um valor aumentado, claro.
Depois apressou-se a dizer que mantém a impressão inicial, que o teu baixo peso é estrutural. Mas antes que desse por concluído o assunto, apressei-me a fazer o relatório das alterações que a reintrodução do gluten trouxeram. Ele ouviu, anotou. E ergueu a cabeça para se mostrar simpático para com as evidências relatadas e justificar a razão de não passar ainda ao passo seguinte: a biopsia. Enquanto ele explicava que era muito cedo ainda, e blá blá blá... eu não queria acreditar que já não estava sozinha nisto! Muito bem, Setembro parece-me uma boa altura para voltar a reavaliar a situação. Na verdade, os sintomas que descrevi são insuficientes nesta altura. No entanto ele concordou que a não progressão de peso é o sintoma mais óbvio e aquele pelo qual temos de voltar a aguardar.
Contudo, permanece um mistério a razão pela qual ele prefere referir-se ás tuas analises como um falso-positivo, porque o que aparece negativo, na opinião dele, deveria aparecer positivo: caramba, mas então, ainda assim, é um positivo. Ele não sabe que aquilo que aparece negativo é possível ser um falso-negativo dada a tua idade? Deveria saber. Mas não perguntei. Não me interessou discutir problemas de medicina com ele. Vou guardando os meus trunfos á medida que as coisas vão evoluindo e até agora tem corrido bem: esperei que tivesse já algum tempo de reintrodução do gluten e assim já pude falar dos sintomas. Consegui a atenção para o assunto. Era o que me interessava, para já.
Ainda bem que ele se mostrou receptivo á isto. Estamos a passar uma fase estranha. Não tens apetite, as papas, então, é um tormento, comes pouco ou nada entre as refeições principais e já começam a haver choradeiras para não comer... ai... uma fase, um sintoma? Não sei. É como já te disse: não acredito quase nada em coincidências. Mas de nada adianta ficar nisto. A questão é só mesmo a dúvida me deixar hesitante: se for apenas a D. Birra o remédio seria santo - ficarias sem comer a cada refeição que recusasses. Em 3 tempos a mania passava, porque a fome é negra. Agora se o problema é relacionado com algum mal-estar que associas á comida... hum... Ok, filhota, a mamã tem de pôr a intuição a funcionar, né? Temos um longo caminho a percorrer até setembro.
Bem, mas de longe, estamos mais perto. E tenho de pensar que se as coisas chegarem ao limite do aceitável, o gluten sai da tua alimentação. Com biopsia ou sem ela. Ponto final.

2 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente alguém consegue dar ouvidos ao teu apertado coração de mãe... nunca mais chegamos ao fim deste capítulo!!!! Bj

carla caseiro fotografia disse...

Olá,

Este final está longe, tu bem sabes, mas finalmente parece que se adiantou um pouco e já não estás sózinha, e espero que em breve se cheguem a conclusões; Ou sim ou sopas!!!

E por aqui, acreditas que o Ruca não come sólidos???, Isto é, ele belisca tudo, mas na hora da refeição se lhe dou arroz com carne, ele cospe a carne e come o arroz (não sei como faz para escolher a carne?!?), se lhe dou peixe com batatas tb não come!!! Entre as refeições come de tudo, Já não sei o que fazer para ele comer uma refeição normal. A Pediatra só me responde: Não se preocupe, ele não há-de ir para a tropa só a comer sopa!!! Enfim...

Quanto ao nosso encontro, acredita que ainda ontem pensei nisso, para a semana estou em casa segunda e Terça e tu? E no fim-de-semana, algum tempo livre,? Vais ver q o q custa é a primeira vez, eheheheh!!!
Ontem também pensei no próximo aniversário do Ruca que se aproxima a passos largos e este ano, não vou aceitar desculpas!! Quero a vossa presença, ok?!

Bem este comentário, mais parece um testamento, vou escrever-te um mail.

beijocas e até já...

CC & Ruca