Gande???



E é com o maior orgulho que te apresento (nesta foto um nadinha desfocada e sem qualidade nenhuma, é certo) a primeira grande construção de Legos, totalmente concebida por ti!!!
Ai, que feliz que fica a mãezola de cada vez que ficas mais do 5 minutos a brincar com a mesma coisa e, se forem os meus adorados Legos... melhor ainda!
A sério que, ás vezes, me preocupa um bocadinho o facto de nada parecer te absorver por muito tempo... parece que também de nada retiras aprendizagem alguma, o que me inquieta. Por certo é proprio da idade e nem sequer deveria merecer aqui nenhuma linha mas... arre, que a malta tem de falar de alguma coisa!
Pois, no teu aniversário, eu e o teu paizola comprámos-te um caixote de não-sei-quantas-peças de legos deliciosos (já tinhas, que a tia Rita, tinha oferecido no ano passado, uma caixinha mais pequena que fica em casa da avó Nide).
No meu tempo não havia legos para a tua idade, só mais tarde os descobri. E os legos não eram tão complexos, tão minuciosos, tão bonitos como os de hoje em dia... oh, até tens peças cor-de-rosa, imagine-se!!! Oh raio de pecinhas intrigantes que, ainda hoje, volvidos tantos anos, me fazem sentar no chão, ao teu lado, a encaixar qualquer coisinha... Mas, ultimamente, só posso ficar a olhar para ti e ajudar-te a encaixar qualquer coisa que ofereça mais mestria e sobretudo paciência, porque entráste definitivamente na fase do «É minha» e é num ápice que te abarbatas ás peças todas, debaixo de um discreto «fogo... podias deixar a mamã brincar com qualquer coisinha...».
Por enquanto (e como observou ontem o paizola) o importante pare ti é construir em altura: interessa que seja gande!!! Ontem exclamavas enquanto encaixavas e desencaixavas as peças: «É um comóio gande!» (trad. livre: combóio grande!). Se eu acho que se parece com um combóio, querida Pipoca, hum... não muito. Mas caraças, lá grande é ele!!!
Aos familiares e amigos que interesse, o meu apelo: se quiserem oferecer brinquedos á princesa, oh... encham o caixote com legos, muitos, repetidos, não interessa!!! Há lá algum brinquedo mais complexo? Pensem: treina a motricidade fina (imaginam lá o que é difícil com 2 anos encaixar determinadas peças, de determinadas maneiras), a percepção de espaço (o que cabe no quê e como, como se faz para ficar comprido, como se faz para ficar alto), as cores (ora toma lá a peça verde, ora mete aí a amarela ou... a cor-de-rosa!), mais tarde o faz-de-conta que permite interiorizar as regras sociais (quando se constrói casas e hospitais e escolas e os bonecos se deslocam neste mundo tão imagiário e tão real!) e a imaginação (porque é preciso imaginar tudo o que se quer construir, antes de se meter mãos á obra!).
Posso parecer meia tola com isto dos legos... mas, eu quando estive com os meninos do pré-escolar aqui no colégio, bem via... a bancada dos legos estava sempre desarrumada: os legos eram os primeiros a ver a luz do dia e os últimos a ir para a caixa - haviam sempre meninos na fila para brincar!
Por isso Pipoca, não posso andar muito longe da verdade, não achas?

2 comentários:

Anónimo disse...

Ora então vamos lá todos a comprar legos para a Filipa a Construtora!!!! Portugal e a refer ganharam assim uma engenheira e peras!!!!! bjs sobrinhita empreendedora...

Ti Mó disse...

Estás-me quase a convencer a comprar uma caixa de Legos só pra mim!!