A Princesinha... dorme sozinha!!!


Andava a ver se deixava completar uma semana... mas estou tão orgulhosa que não aguento ocultar a novidade. Ontem foi a quarta noite consecutiva que adormeceste sozinha!!!
Mesmo depois de já dormires na tua cama nova, cheguei a duvidar que conseguisse tão depressa... mas, nisto, como em tudo o resto aliás, o importante é não desistir mas... sem insistir demasiado. Sempre achei que pela via do conflito e da imposição não chegaríamos lá. Nem seria justo ou desejável. Ao longo deste muitos e longos meses esforcei-me muito para que gostasses da hora de deitar, para que te sentisses segura e protegida na hora de enfrentar o escuro... De que nos adiantaria que passasses a temer a hora de dormir, né? Pois... com alguma paciência e com uma mãozinha da Princesinha (estou convencida que ver esta simpática amiguinha a dormir sossegadinha na sua caminha foi uma ajuda preciosa! Hihihi!) eis que a rotina passou ao seguinte:
Tóia (História);
Beijinho de Boa Noite;
Ajeitar os lençois e aninhar o Tótó e o Bear;
Até'manhã!
Apagar a luz do candeeiro
Sair e fechar a porta e... DORMIR!!!
E assim sei que estamos conversadas e que é definitivo. Porque sabes que saí do quarto, porque compreendes que é hora de dormir (uma aprendizagem que levou meses a consolidar!), porque sabes que consegues adormecer sozinha!
E porque, no fundo, sei que gostas de ser independente e que sabes que eu e o teu paizola gostamos de cultivar em ti a tua autonomia. Só eu sei o que me custou deixar de te ter no meu colo aqueles minutinhos à noite... o que me custa fechar a porta do quarto e deixar-te ainda acordada... Já não és o meu bébé, querida Princesa Pipoca. E dói um bocadinho... é uma dor boa, mas... Bem, mas inevitavel, minha cara filhota. Não posso deixar de pensar em ti e em como já não falta assim tanto tempo para vires para o Colégio (da mammy!!!). E aqui é preciso que adormeças sozinha. Aqui é preciso que comas sozinha. Aqui é preciso que largues as fraldinhas. E eu não me posso esquecer disso.
É que sei bem o que custa aos meninos e meninas deixarem as avós e as mamãs e irem para uma escola cheia de meninos e caras novas e rotinas novas... e só posso pensar que se, tivermos a tua autonomia assegurada nas refeições e nos sonos, apenas terás que te preocupar em brincar muito, aprender muitas coisas novas e fazer muitos amigos!
E o verdadeiro sentido da maternidade é este: antecipar a vida e preparar-te para ela. Há aqui uma colega da mãe que diz muitas vezes: criamos os filhos para o mundo. Será verdade?

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pipoca... parabéns papás!!!! Assim a pipoca vai ser uma grande mulher... já é uma menina e peras!!! bjs doces da tia Ana