2 anos - 10 palavras

Ontem, a ver (pela milionésima vez!) o episódio da Princesinha «NÃO QUERO IR PARA A CAMA», quando a Criada (personagem da série) arrasta ao colo a dita Princesa a gritar aos 30 farrapos «Não quero ir para a cama!!!», exclamas:
«Ai éta Pinchejinha... (revirar de olhos, sorriso maroto, olhar de esguelha) não qué ii p'a cama... (abanar a cabeça) meiece tau-tau!»
(trad. «Ai esta Princesinha... não quer ir para a cama. Merece tau-tau!»)
Pois que, refeita do susto de te ouvir pronunciar uma frase deste tamanho e tão cheia de subtilezas (atenção: percebi claramente pelo sorriso e olhar, a ironia, porque te deves ter imaginado ao colo da Avó Nide e a protestar quanto á sesta, tal qual aquela Princesa... és terrível!), pus-me a contar as palavras: 10.
Ontem foi também dia de ir á consulta com o Dr. Velho. Ganháste 900gr de peso. Subiste no percentil do comprimento. Agora é fazer as análises que o Dr. Paulo Ramalho pediu e marcar consulta com ele para mostrar. Já tenho 1001 coisas na cabeça, claro. Ai, e não me perguntes se não fiquei contente com o teu ganho de peso e crescimento: tenho para isso explicação (mesmo mantendo a hipótese da DC) e não me apetece especular sobre isso agora.
For the time being, o que sem dúvida me apetece é registar todas as tuas maroteiras, as frases novas, as palavras cada vez melhor pronunciadas (xe bem que axo que falax xempre axim, parexes xopinhas de maxa... hihihi!!!), cada vez em maior número...
Entre o 1º e o 2º ano (andáste aos 12/13 meses) as novidades deixaram de ser as competências motoras e passaram a ser as competências linguísticas, a apropriação do mundo, o desenvolvimento da personalidade. Os traços que eu supunha vislumbrar desde os 1ºs meses, são agora muito mais evidentes... é tão giro!
Algumas pessoas (como a Avó Nide e a Tia Guida - porque assistem diariamente ás tuas birras - e os Avós Celeste e Zé ou os tios Ana e Marco - porque já vão assistindo a algumas fitas mais bem ensaiadas aos fins-de-semana...!) até podem pensar que estás um nadinha com mau feitio...
Mas não é bem verdade. Saímos contigo para o Avante, temos jantado com o Bruno e a Simone, vamos ás compras, vamos ao café, andamos contigo em todo o lado e... salvo uma ou outra refilice, não há birras nem choros. És sempre dócil e meiga e divertida. Fazes as minhas delícias. Em casa, á noite e aos fins-de-semana também és muito fácil de lidar.
Arrisco dizer que a Avó Nide (no seu brilhante papel de avó... oh meu deus, como servem para estragar os netos, hihihi!) é demasiado permissiva contigo e em casa dos Avós ao fim de semana imagino que tenhas um bocadinho de ciumes do primo, contrariada porque ele não te faz assim tanta companhia (oh, ele agora quer é andar, correr chão... hihihi!) e porque sabes que tens sempre público para as gracinhas e birrinhas, eheheh!
Mas... não me iludo... os Terrible Two estão aí e até já têm dado pequenas demonstrações de força... já há mais resistência ás refeições, muitos «não queio!'s» seguidos de choros desconsolados... enfim! Há que levar com calminha...!

1 comentário:

Anónimo disse...

A minha sobrinha é uma tagarela... ao telefone então ... parece uma estrangeira!!! Desculpa a tia que ás vezes não te percebe!!!! beijos grandes