Pipocando...



Gosto muito desta imagem... uma menina miudinha, de cabelo escuro, curtinho, fininho e esfarripado, narizinho pequenino e bochechuda, com um ar muito desembaraçado a dar leitinho ao gato... quase consigo imaginar-te a fazer o mesmo, no quintal das Sesmarias, a um possível filhote do gato das redondezas, que volta e meia aparece por lá para se meter com o pássaro dos avós...
Este fim-de-semana voou, já nem comento. De resto, estivéste muito rabugenta, meu amor. Eu acho que vem por aí mais dentes... hoje acordáste a chorar ás 4 da manhã e só com um bocadinho de Dologel sossegáste e retomáste o sono. Tadinha da minha princesa, eu imagino o que deve doer esses dentinhos a roer...
No post de hoje, e a propósito da imagem que escolhi para ele, queria falar-te dos progressos destas últimas semanas. Ora bem, já te pões de pé trepando tudo o que te deixarem trepar mas, uma vez de pé, não te interessa muito manteres-te apoiada, interessa-te mais largar as mãos e tentar equilibrares-te sem apoio... és aventureira, está visto! Bates palminhas, dizes adeus e danças e, agora, aprendeste com a avó Benilde a abanar o capacete, quando estás a dançar, ehehehe!!! Ontem á noite, durante o jantar, eu e o teu pai percebemos que aquele abanar da cabeça não era para dizer não (acho que nem podia ser, ainda) mas sim para dançar!!! Hihihihi!!!
Noto que o movimento apanha migalhas ainda precisa de treino, porque muitas vezes desistes de agarrar com o indicador e o polegar e abres a mão toda. Acho que és muito impaciente. De resto, também és um bocadinho preguiçosa porque não tens o mínimo interesse em agarrar o teu biberon para beber o leitinho sozinha (por mais biberons supostamente próprios para o efeito que experimentemos...) ou pegar na colher para tentar comer sozinha. Mas deliras se alguém te passa passa para a mãozita qualquer coisa que nós, adultos, estejamos a comer!!!
Em relação á exploração dos objectos, já se faz muito menos com a boca e muito mais com as mãos e os olhos. O teu livrinho preferido (o livro do Caracol Redol) já não é só para morder: agora já olhas para as figuras, passas as páginas para a frente e para trás, bates com ele na mesa como para perceber o som que faz, enfim, exploras. Depois, as peças plásticas são o teu outro entretém de eleição, bater com elas na mesa, umas nas outras, atirar para o chão e espreitar onde caem... hihihi! Os brinquedos com música parecem não servir para nada, só mesmo para dançares pois nem lhes tocas...!
Não há bonecos com os quais tenhas estabelecido relação de afecto e os únicos elementos securizantes parecem ser a chucha (inclusivé a tia Guida até comprou outras mais bonitas do que a tua mas na hora de te pôr a dormir tive de ir buscar a velha porque fecháste a boca e ali não entrava mais nada, eheheh!) e o colinho dos pais (de preferência o meu; o paizola fica um bocadinho triste mas ele que deixe aqui a mãezola aproveitar pois daqui a nada ele vai ficar no top das preferências e eu a chuchar no dedo com inveja, por ser a chata da mãe, hihihi!). Por isso, continuas a não querer adormecer sozinha...
Palavras? Nicles! Desconfio que no outro dia ensaiáste um e um diferente da trapalhada de mamamamamama's e papapapapa's do costume... sou capaz de jurar que naquele momento específico estavas a falar de nós, os teus paizolas queridos, mais que não fosse por teres dito as sílabas isoladas e por estares visisvelmente emocionada por estares no sofá da sala, ao meu colo , com o paizola ao lado. Mas, não há certezas. Outra coisa gira que fazes de vez em quando é oferecer-nos a tua chucha... acho um piadão porque a tiras da tua boca para tentar enfiá-la na nossa enquanto sorris! De resto, nem sequer apontas para nada que desejes alcançar. Acho mesmo que todos os que te rodeiam devem estar em grande sintonia contigo: é só choramingares e há sempre alguém que te alcança a chucha ou os brinquedos que te saem do alcance, como que por artes de adivinhação... logo, não há necessidade de apontar, não é? Temos de arranjar outra estratégia, o que te parece?! Eheheh!
Saudades tuas, meu amor!

Sem comentários: