A Enfermeira Pipoca (uma "petite" versão da Tia Guida...)


É curioso como há instintos que parece que viajam conosco por séculos (milénios?) de vidas, através da matéria genética que nos constitui. O instinto cuidador feminino é um deles...
Bem...não deixa de ser verdade que há muitos homens que o têm também. E até imensas mulheres que, provavelmente, não. A genética explica metade da história, o resto explica a nossa socialização. Óbvio.
Lá em casa sou a mulher dos cremes para as assaduras, a mulher dos termómetros, a mulher dos cuidados médicos e/ou outros... tu vês e reproduzes. Óbvio.
Agora... e o que explica que um menino da tua idade, na maioria das vezes, queira carros e bolas e correr de um lado para o outro. Porque é que os meninos não imitam as mães? E porque é que mesmo muitas vezes, não gostando os pais particularmente de futebol, acabem por preferir dar uns toques numa bola a reproduzir comportamentos típicamente femininos? E tu, sem que ninguém to peça ou incentive, queiras brincar com os cremes, os termómetros, o aspirador nasal...?
A mãe 'ta toda doente... (dizes com o ar mais sério do mundo)
«Ai sim?»
Xim... bou pô quemi (creme) na mãi... e agarras o termometro e pões no meu ouvido e dizes com um ar intrigado, de sobrolho franzido, olhando para ele, depois de apitar:
Xinco? (cinco... estou sempre hipotermica de cada vez que me medes a temperatura, vai-se lá saber porquê!)
E ontem, depois da banhoca, foi divertidíssimo:
Maiii, que pô quemi no meu dó-dó!!! (uma mordida de sapato, ou melhor, uma coisinha minuscula no pé,... que obedientemente deixei que tu, muito concentrada na tarefa, besuntasses de Halibut... Pausa para colocar a fralda, para que me besuntasses a mim e ao paizola do dito, para que me medisses novamente a temperatura porque estou toda doente e para que eu te vestisse o babygrow... ás tantas, entretida que estavas com os procedimentos de enfermagem, não te deste conta que o doi-doi estava bem protegidinho pela roupa e olhas na direcção dele, exclamando aflita:
OH!!! PEDI O DÓ-DÓ!!! ON'TÁ? (perdi o doi-doi, onde está?)
«Ai perdeste??? Tonta... está debaixo da roupa...»
Essa foi muito boa... perder o doi-doi... quem nos dera pudessemos perder assim os doi-doi's! O pai que o diga, 'tadinho, aflito que anda com um entorse no joelho há uns dias... Tens de lhe dizer para ele se fazer de esquecido e deixar o doi-doi dele em qualquer lado... Podia ser que alguém o encontrasse e pusesse no lixo. Assim como assim, não faz falta a ninguém um problema de saúde, verdade?

1 comentário:

Anónimo disse...

... "Eu queio pô quemi no pimo" dizias tu no domingo enquanto eu mudava a fralda ao Gabriel... Entretanto foste pondo no teu nariz e no meu!!!! És um doce. Beijos da tia