Sopa e... Saúde!




Fizéste 7 meses no domingo! Novidades? Bem, resumindo assim muito: no sábado deste o teu primeiro passeio de carrinho de supermercado (fomos ao Jumbo ás compras para o jantar com os tios e tias todos, que os pais deram lá em casa e no qual foste a estrela... eheheh!), no domingo prováste o Super Maxi da Tia Mó (mas foi mesmo só provar, uns niquinhos á colher que adoráste) e ontem fomos lanchar com a avó Benilde e com a tia Guida e pela primeira vez não ficáste no colo, sentáste-te numa cadeira de café como nós!!! Tão gira, muito direitinha, com um ar muito importante de senhora crescida e até tivéste direito a uma migalhinha de queque!



Importante registar que já te sentas sem apoio e com bastante equilibrio durante varios minutos. Ontem, quando brincávamos no teu quartinho reparei que já tens mesmo muito equilibrio. Estavas de costas para o teu paizola e quando ele falava tu viravas a cabeça na direcção dele sem te desequilibrares! Também reparei no outro dia que já tranferes objectos de uma mão para a outra. Continuas bem disposta e sorridente, contudo acho que mais selectiva em relação ás pessoas a quem diriges os sorrisos. Acho bem.


E agora vamos falar novamente da tua alimentação. Ontem pedi finalmente conselho ao Dr. Velho e de hoje em diante passas a comer duas sopas e a papa passou a ser dada ao pequeno-almoço (eheheh, passei a batata quente para a avó Benilde, ela agora que ature as tuas resmunguices com a papa!!!). Isto porque já me fazia muita confusão que o jantar fosse quase sempre uma refeição tão agitada. Eu sei que tu não gostas muito daquilo, lá vais abrindo a boca e comendo, porque a fome é negra, mas sempre contrariada... não acho bem. Por isso, está resolvido. Almoço e jantar: SOPA!!!


Além do mais, eu sou uma acérrima defensora das sopas caseiras e das frutas ao natural, por muitas e variadas razões... Aqui vão algumas, para saberes mais sobre alimentação saudável.


Uma alimentação saudável deve conter, em doses diferentes, sempre estes elementos:

  • Lípidos (presentes, por exemplo, no azeite e nas carnes gordas);


  • Proteínas (existentes na carne);


  • Hidratos de Carbono, de preferência complexos, (existentes, por exemplo, na batata);


  • Cálcio (existente no leite e nos alimentos de cor verde);


  • Zinco (presente na carne);


  • Vitaminas (das frutas e legumes);


  • Ferro (existente na carne e nos alimentos de cor verde).


Assim sendo, como vês, uma sopa (ou seja, um puré, porque é isso que é no fundo) pode e deve conter todos eles.



Depois, é muito importante diversificar os alimentos porque existem diferentes Vitaminas que não estão todas presentes em todos eles e elas distribuem-se curiosamente pelas cores dos mesmos, ou seja:


ALIMENTOS DE COR VERDE:

  • Ricos em Vitaminas A, C e E
  • Vitamina B2

Por exemplo, feijão verde, alface, couve, agriões, salsa, etc

ALIMENTOS DE COR LARANJA:

  • Ricos em Provitamina A (betacaroteno)

Por exemplo, cenoura, abóbora, etc.

ALIMENTOS COR BRANCA:

  • Ricos em Vitamina C

Por exemplo, cebola, batata, nabo, etc.



Existem ainda os ALIMENTOS DE COR VERMELHA (tomate, etc.) e os de COR VIOLETA (beterraba, beringela, etc.) mas não te falo deles aqui por não poderem, ainda, fazer parte das tuas sopas.



A Vitamina D é a única que temos de ir buscar a outro lado: ao leite. Daí que as receitas de sopa que integram iogurte, por exemplo, são uma excelente forma de as tornar vitamínicamente completas!

Portanto, uma sopa com:

  • Batata: Vitamina C e Provitamina A;
  • Cenoura: Provitamina A;

  • Feijão verde: Vitaminas A, C, E e B2;

  • Cebola: Vitamina C

  • Carne: Vitamina B

  • Azeite

tem lípidos, proteínas, hidratos de carbono complexos, todas as vitaminas (á excepção da D), cálcio, zinco e ferro!

Por isso fico muito contente e aliviada por saber que gostas de sopinha e estou muito entusiasmada com a ideia de já poderes jantar sopa! Confesso que prepará-la é uma tarefa que faço com muito carinho e adoro! É o tal exercício de alquimia que vale a pena, que me deixa feliz por saber que vais comer com gosto e que te vai fazer bem á saúde. Talvez seja por sempre ter investido muito nisto que posso dizer que até hoje, e já lá vão 7 meses, nunca fizéste sequer uma febrezita. De vez em quando há ranhoca, mas de resto é SÓ SÁUDE!

Sem comentários: