Chover no molhado: bébé contrariado não dorme!



Voltaram os dias de chuva, feios, cinzentos e tristes... Ainda por cima hoje estou cheia de sono. Fizéste o favor de adormecer tarde e contrariada e, depois, acordáste umas poucas de vezes durante a noite... Eu percebo, ontem foi a terceira noite seguida que não foste dormir logo após o jantar: sabado fomos jantar a casa da tia Sô, domingo jantámos em casa da avó Benilde e do avô Fernando e ontem em casa da avó Celeste e do avô Narciso. Acho que andas com os fusos trocados, uma espécie de jet lag dos bébés que, por se acharem já muito senhores do seu nariz, entendem que devem ficar acordados a receber mais kilos de atenção e mimos... É que longe vai o tempo em que adormecias em qualquer lado e é agora que começo a dar graças a deus por já te termos despachado para o teu quarto, poupámos-nos a umas boas chatices. Ontem, depois de colo de pai, colo de mãe e uma determinação férrea em te manteres acordada, acabei por te deixar no berço a resmungar: olhei-te muito séria e já um bocado desesperada e disse-te em voz firme « Já chega, Filipa. Agora não te vou mesmo tirar daí, já tivéste a tua chance de adormecer ao colo.Dorme bem». Foi giro, parece que percebeste... puxáste o lençol para a cara, chucháste com força e viráste a cara para o lado. Fui-me deitar e já deitada ainda te ouvi refilar uma ou duas vezes. Mas adormeceste. Era 1h30 da manhã.
Mas não é por mim, filhota. Preocupo-me com as tuas horas de sono, acho que dormes pouco e tenho receio que te dê o sono durante o dia e depois comeces a alterar os hábitos. Por isso, vamos ter de evitar mais estas saídas nocturnas... além disso, não acho certo que uma criança esteja acordada na sala ás 10 ou 11 da noite. Simplesmesnte não são horas.
A propósito da tua marotice de ontem á noite, o professor Rogério, aqui do Colégio, contou-me em género de brincadeira:
«Quando a minha filha era bébé, houve uma noite que fiz o 25 de Abril lá em casa e disse-lhe: ou tu ou eu, um de nós vai ceder! Preciso de dormir! ... No dia a seguir adormeci ao volante nos semáforos de Entrecampos...Não há hipótese, eles é que mandam!».
Acho que não poderia estar mais de acordo. Cabe-nos a nós dar-lhes a volta, com meiguice, muita arte e engenho e toneladas de paciência! Contrariada, não há nada que possamos fazer, berras tanto que é impossível não ceder. O teu pai já falava, coitado, em trazer-te para a nossa cama (em momentos de crise sou sempre um bocadinho bruta com ele...) mas é claro que NEM PENSAR!!! Havia de ser bonito, então é que nunca mais tínhamos paz e sossego! Ehehehe!

Sem comentários: