Dia Mundial do Livro Infantil




«Muito antes de ir à escola, bem cedo, já desde o primeiro ano de vida, os bebês possuem esse infinito saber: as palavras do papel contam milhares de histórias, e o que está escrito no livro, essas engraçadas manchinhas de tinta silenciosas e persistentes, têm um sentido.
Os pequenos exploradores da vida aprendem em alguns meses a conhecer e reconhecer o livro. Primeiro em sua materialidade de objeto-livro: seu formato, suas cores, seu odor, sua paginação, seu... gosto. Rapidamente, a criança dirige-se para o livro, numa abordagem física e sensorial: ela o descobre, explora todas as suas costuras, agarra-o, chupa, morde e come.
Mas, assim que o torna seu, doma e incorpora, ela passa a procurar, por trás da matéria, compreendê-lo: o início, o fim, as páginas que se sucedem, o avesso e o direito e depois as letras, sua organização, sua repetição... O bebê compreendeu que as palavras do livro falam do mundo.
E em primeiro lugar da mãe, do pai e de todos os que o cercam. É exatamente por essa razão que os criadores de imagens fazem tanto sucesso junto aos pequeninos: eles soletram o real, o cotidiano, tornam presentes as coisas e as pessoas que estão ligadas a eles. (...)

O bebê tem assim o direito à cultura, precocemente. Ele tem direito a uma história e a histórias, a brincar com as palavras e a língua e a rasgar livros também. Ele tem direito à preguiça, ao sonho, de descobrir o mundo e os que o habitam, com toda a calma.(...)

Vamos lá, sejam poetas, dêem livros para os bebês "comerem", leiam com eles, ofereçam-lhes o seu tempo, vocês, o que está em vocês, profundo, vivo, verdadeiro, o gosto pelo mundo e o prazer de compreendê-lo e de viver nele. »,



Patrick Ben Soussan

Pedopsiquiatra





***


Hoje é o Dia Mundial do Livro Infantil. Aqui no Colégio, o Pré-Escolar organizou uma pequena Feira do Livro para os pais. Claro que não resisti a espreitar e acabei por comprar mais dois livros... digo "mais dois" porque no sabado estivemos contigo na FNAC e comprámos alguns livritos que já andavam na minha ideia. Fazia-me falta um só com animais para te ir começando a mostrar O Cão, O Gato, O Pato, e assim... E depois não resisti e vieram mais dois do Winnie the Pooh e um só com frutas, para te mostrar, A Maçã, A Pera, A Banana e outros! Ehehehe!


Lá em casa já haviam uns quantos, que comprei ainda estavas na minha barriguita, e já há muito tempo te dava para explorares, tal e qual como no excerto que trancrevi: com a boca e com as mãos! Só agora reparo que lhe fixas os olhos com algum interesse, mas por pouco tempo. Logo os olhinhos brilham com a perspectiva de lhes cravar o dente!!! Não faz mal. No outro dia, inclusivé, foste agredida por um que estava á espreita no parque... desiquilibráste-te e bateste com a testa na esquina dele, o maroto. Logo te levantei e não deixei que percebessses que ele te tinha agredido, para não ganhares rancores... Hihihi!!!


Por isso, a tua Bébéteca, está em franca expansão. Como, espero, a tua curiosidade pelo mundo!


Sem comentários: