Prova da Xi... quê?


Acabámos por ter de desistir de uma das análises pedidas pelo Dr. Velho: a Prova da Xilose. Era uma missão impossível, impraticável com um bébé tão pequenino como tu...


6h da manhã (neste caso de sábado último): 250ml de água com a xilose

8h da manhã, tirar sangue

Até ás 11h e a partir da ingestão do preparado, recolher todo o xixi.


Claro que nem ultrapassámos a etapa da ingestão da água... se tu nem isso bebeste alguma vez de leite, quanto mais de água!!!

Agora vou levar os restantes resultados ao Dr. Velho e perguntar-lhe se é mesmo necessário fazer esta prova. Tanto quanto sei sobre o assunto, a Prova da Xilose serve para saber se o intestino está a absorver este açucar, ou pelo contrário, a expeli-lo sem o processar, o que pode ser uma explicação para a tua mais lenta progressão de peso. Porém esta má absorção intestinal é quase sempre sintoma de uma alergia ou intolerância alimentar, ou seja: o facto de o intestino ser alérgico a determinado alimento e a sua constante presença irrita as mucosas que ficam menos capazes de absorver nutrientes, nomedamente a d-xilose.
Mas, digo eu, é provável que, se as análises despistarem suspeitas de problemas, não seja preciso insistir nesta prova. A ser necessário, só será possível a nível hospitalar, com recurso a intubação (para fazer passar a água para o estômago) e algaliação para recolher a urina. Estou em crer que não vai ser necessário, meu amor.
Esta semana saberemos os resultados das análises e do raio x. Depois vou levá-las ao Dr. Velho.

2 comentários:

Anónimo disse...

A minha neta está muito bem as analises não vão dar nada de especial e não vai ser preciso fazer nada dessa coisa que estás para aí e dizer, qual entubar qual quê.... beijinhos para a minha querida netinha.

*CC* # *Ruca* disse...

Olá,

Tudo bem por cá, a Filipa?!!! Se estiver tão índia como o Ruca estás tramada...

Vais ver que essas análises não dão em nada, ela saiu foi uma magrela como o pai e quem sai aos...

Tenho novidades (finalmente) no meu blog.

Beijocas muito, muito grandes
CC & Ruca