Mimir agora vai ser coisa de gente crescida!!!



Pois é, eu e o teu pai reparámos que os teus padrões de sono estão a modificar-se... Já não dormes muito durante o dia e o resultado disso é que tens adormecido na espreguiçadeira logo depois do jantar. Por isso achamos que está na altura de antecipar a hora do banho e a hora de deitar no berço, antes que seja tarde de mais para te alterar os habitos!
Graças a deus não me posso queixar, porque entre a meia-noite e as oito da manhã dormes lindamente, mas agora é preciso que te habitues a deitar mais cedo, aí pelas nove, nove e meia, a acordar para comer lá pelas onze, meia-noite, e voltar a dormir até ao outro dia de manhã!
Eu fico um bocado triste, confesso, porque nos vai roubar tempo para brincarmos, para estares com o pai, para te dar colinho e miminhos... Mas tem de ser, é o melhor para ti! Agora a rotina passa a ser: banho, papa, brincar, berço!
Acho giro, e ainda no outro dia comentava com a Tia Ana Margarida o facto de o teu maior periodo de sono coincidir com aquele que tinhas dentro da minha barriga!!! Eu deitava-me por volta da meia noite, tu ajeitavas-te e tal, e ainda antes de eu adormecer deixava de te sentir! E mesmo que eu acordasse para ir á casa de banho durante a noite, tu não tugias nem mugias!!! Eheheh! O primeiro mês trouxe umas noites complicadas mas depressa te habituaste ao berço e a dormir tranquilamente, o que te agradecemos profundamente!

Agora, vamos lá ver como correm os próximos meses, porque sei que os bebes passam por muitos períodos em que os transtornos do sono podem ocorrer... há-de vir as birras para ficar acordada, depois os medos do escuro e do bicho papão, depois o eterno fascínio pela cama dos pais... eu sei lá! Espero estar á altura de lidar da melhor forma com tudo isto, com simultânea firmeza e flexibiliadade. Com bom senso, no fundo! Já li imensas coisas sobre o sono dos bebes e há quem defenda de tudo: crianças a dormir na cama dos pais, pais que devem deixar bebes chorar nos berços até se habituarem, pais que devem embalar, pais que não o devem fazer... Eu cá não sou de radicalismos e gosto muito de pensar pela minha cabeça e sobretudo avaliar as situações no momento. Por isso não digo desta água não beberei. Mas tenho, claro, alguns princípios que acho fundamentais:

  1. Nenhum bébé (e muito menos tu, minha querida Pipoca!!!) deve chorar horas a fio, seja qual for a intenção pedagógica que impede um pai de o acalmar;
  2. As rotinas não devem ser quebradas, para que sintam estabilidade: se nunca dorme com os pais, nunca deve experimentar fazê-lo só porque está doente e os pais têm preguiça de se levantar durante a noite para o controlar. Eles ainda não entendem excepções, só regras;
  3. Se se pressentir que o bébé está desassossegado, não esperar que chore de «goela aberta» para o tentar sossegar e fazê-lo sempre sem acender luzes, falar-lhe olhando-o nos olhos ou tirando-o do berço. O mais importante é não o deixar despertar completamente!!!
  4. Quando os nossos princípios não se mostram eficazes não insistir só porque achamos que assim é que deve ser! Flexibiliadade acima de tudo!

Bem, resolvida esta questão de começares a dormir mais cedo, vem outra, e para esta não sei mesmo o que fazer... mais uma vez a literatura divide-se e ainda não conversei com o dr. Velho sobre o assunto:

Deves ir para o teu quartinho já no próximo mês ou... é melhor esperar que completes um ano de idade??? Sinceramente não sei... o meu instinto diz-me que será mais fácil para ti agora, que tens menos percepção da mudança em si mas, por outro lado, penso sempre que és muito pequenina para ficar sozinha num quarto... bah...

Deixa, filhota, isto é coisa que vai ficar para as cenas dos próximos capítulos!

Sem comentários: