Um gato no ceu afia as unhas nas núvens


Hoje estou triste. A tia Carla P. contou-me que o Xixas ficou a dormir um soninho descansado... «Meu querido Xixas. Nunca te vou esquecer». Sabes, Pipoca? No meio da tristeza pela perda deste gato lindo, há também a tristeza por pensar que o Xixas era um simbolo dos tempos em que a tia Carla e a mãe ainda estudávamos, e estavamos a começar a belíssima amizade que nos une, onde tudo era sonhos, esperanças, utopias, gargalhadas, cusquices, cumplicidades... A mãe era solteira, tu eras um sonho remoto e a vida parecia ter tantos caminhos diferentes a percorrer. Agora sei que não são caminhos, são miragens, vão desaparecendo á medida que nos aproximamos deles. Mas não faz mal. Saber isso conforta-nos. Nunca há arrependimentos: a vida é assim porque nunca poderia ter sido diferente. Por isso a tia Carla tem de saber que o Xixas ficou a "mimir" porque não poderia ser doutra forma.


As núvens hoje são farrapos. Sabes porquê? Ele está lá, a afiar as unhas nelas, o maroto.


O Xixas é lindo. É uma memória linda. O nome dele é München por causa do tio Gabes.



1 comentário:

Carla Pedro disse...

Pronto, pronto... agora que já consigo ver outra vez o monitor, quero dizer-te uma vez mais que o teu carinho e atenção, em todo este processo, foram muito importantes para mim e que a tua frase viverá muito tempo dentro de mim, por toda a beleza que carrega "um gato no céu afia as unhas nas nuvens" e tinha de ser este gato...
Zubas da muga que hoje está mais vazia pela perda de um fiel companheiro, mas mais preenchida pela tua amizade!
Tadoro!