E ao Oitavo Mês... o Sono mudou!




A nossa intuição é coisa fantástica, realmente. Ainda ontem comentava com a tua tia Ana que achava que adormecer, agora, estava mais difícil porque me parecia que já tens noção de que nós ficamos acordados quando tu vais dormir e que isso te impede de adormecer porque queres estar conosco... Nem de propósito, acabei de ler este artigo:


«As "birras" antes de dormir:
Até aos oito meses de vida, o bebê não precisa de grandes artifícios para adormecer calmamente. Mas, a partir desta idade, a criança começa a ter consciência da sua própria existência e a hora de ir dormir pode revelar-se um problema. O porquê das "birras" antes de ir dormir?
A partir dos oito meses de idade a hora de ir para a cama torna-se mais complicada do que até então. O bebê, que já tem consciência da sua própria existência, chora quando os pais tentam colocá-lo para dormir deixando-o sozinho no quarto.
Os pais devem ter consciência de que estes choros não são simples birras ou caprichos, mas sim uma verdadeira angústia, uma vez que o bebê já tem relações complexas com os seus familiares próximos. Qualquer separação, por muito curta que ela seja, é penosa para a criança o que é compreensível, uma vez que, na maior parte dos casos, ela está afastada dos pais durante grande parte do dia (porque estes trabalham) e não consegue entender porque é que tem de voltar a separar-se deles uma ou duas horas após a sua chegada.
Se os pais ou apenas um deles chegar mais tarde do que a hora de o bebê ir para a cama, ele fará tudo para ficar acordado, para adiar essa hora.
A criança também já tem consciência de que os restantes familiares permanecem acordados depois de ela ir para a cama, suportando mal a ideia de não fazer parte do convívio.
O que fazer?
A maior dificuldade que os pais enfrentam é a de conciliar a compreensão, que visa proporcionar à criança as trocas afetivas de que ela necessita, com uma determinada firmeza.
Convém que os pais estejam atentos à hora de ir dormir, uma vez que essa hora, que deve ser sensivelmente sempre a mesma, é aquela em que a criança melhor adormecerá.
Uma hora de dormir razoável é aquela que tem em conta o tempo que cada criança pequena tem vontade de passar cada noite com o seu pai e a sua mãe. Este é o tempo do reencontro, dos jogos, dos carinhos e do convívio, e nunca apenas a altura da refeição ou do banho. Não é muito grave deitar o bebê às nove horas, uma vez que ele vai poder dormir o tempo que quiser durante o dia.
Alguns bebês, quando o cansaço se manifesta, aumentam o seu nível de atividade e de nervosismo em vez de o diminuírem. É importante que os pais tenham consciência desta situação, de forma a interpretarem corretamente este estado de excitação. Para estas crianças, o final do dia deve ser especialmente calmo, podendo os pais, por exemplo contar uma história ao seu bebê ou optar pelo banho à noite, uma vez que este tem um efeito calmante rápido.
Para ajudar o bebê a enfrentar a angústia da separação característica desta idade, deve estabelecer-se um ritual do ir para a cama com tranquilidade e carinho.»


Pois... aqui referem que as 9h até pode não ser muito tarde para um bébé adormecer... hum... essa era a hora a que sempre foste para a cama... pois, 11h00 deve ser mesmo muuuuuito tarde, ouviste??? Que raio de vida... devíamos poder estar em casa mais cedo, sabes? O teu jantar devia ser pelas 7h30 e assim já podias ficar conosco até ás 9h e depois ir dormir...
Bem, devo confessar que ontem já estive mais descontraída em relação a estas tuas birras, porque desde domingo que ando preocupada com isto. Ontem fomos buscar-te ao berço, logo depois de experimentarmos deitar-te (hihihihi) e vieste para a cozinha, ver-nos jantar. Depois, fiz nova tentativa e ainda lá ficáste 15 ou 20 m. Depois disso começáste a chorar e acabei por te levar para a sala. Só imponho uma regra: á noite não há televisão. Por isso foste para o parque brincar. Depois adormeceste no colo do paizola. Eram 11h30: muito tarde, pesa-me a consciência.
Vamos ter de trabalhar bem isto das tuas horas de deitar... não sei como, mas vou ter de te convencer a dormir mais cedo. 10h30 e não se fala mais nisso, o que achas? Temos acordo? Ehehehe!

1 comentário:

Anónimo disse...

Coitado de quem é pequeno...
hehe

bjs godos da grilinha