Brincando de brincos...


A tua mãezola acordou com uma ideia metida na tóla e, na hora do almoço, agarrou na Laurinda e aí fomos nós fazer outro furo nas orelhas... hihihi! A Laurinda já vai no terceiro! Grande maluca... ehehehe!
Enfim... podia dar-me para pior, é um facto...!
Agora só me falta convencer a tia Guida a furar as dela pela... 1ª vez! Eheheh! Não resisto a contar-te que, a tua tia, uma vez, fugiu da ourivesaria a sete pés, com uma orelha furada e a outra por furar (ela devia ter uns 5 ou 6 anitos!)!!! Desde então, nunca mais ninguém a viu nem perto de um ourives de máquina de furos na mão!Eheheh!!!

Pipoca p'ró Almoço em dia de Festa!



Hoje vieste mais a avó Benilde (que faz anos hoje) e a tia Guida almoçar comigo e com a Laurinda!!!
Almoçámos no Moisés e toda a gente ficou encantada contigo: o Sr. Franklin, o Sr. Basílio, o Sr. Silva, o Sr. Zé, as cozinheiras, eheheh!
Estranháste no início mas depois ficáste, como sempre, uma atrevidota simpática, de carinha laroca! Inclusivé meteste conversa com um fotógrafo (que trabalha numa casa de fotografias aqui ao lado da Versailles) e que não resistiu a tirar-te umas fotos!!! Só rir... acho que, se continuares a manter a linha vais acabar nas passerelles, sua vaidosa!
Ai, pena ter de vir trabalhar outra vez... apetecia-me passear contigo, embora este tempo a ameçar chuva não esteja a convidar...
QUERO O MEU VERÃO DE VOLTA!!!
P.S.: Obrigada tia Guida pela ideia do almoço, a avó Benilde deve ter gostado e eu gostei de estar com ela neste dia especial!


AVÓ BENILDE!!!


Vista furibunda e oftalmologices que tais!



Acabei por não te contar...
A tua mãezola sofre de "vista furiosa"! Ehehehehe!!! (ou seja, quando os olhos estão cansados tendem a ficar estrábicos ao focarem objectos... hihihi!).
Além do mais tenho uma alergia (não sabemos a quê) que, por não ter sido capaz de evitar coçar os olhos (coisa que só se faz com o cotovelo, ouviste?) derivou numa inflamação que estou a tratar.
Mais, gostei tanto da oftalmologista que se tivesse agora 10 anitos, concerteza diria a toda a gente que queria ser médica dos olhos quando fosse grande! Gostei particularmente da máquina que dá tiros no olhos do pessoal sem estarmos a contar com isso... ehehehe!
E sim... a tua mãezola vai ter de usar lunnetes mas só para trabalhar e ver televisão...
Fixe, mais um par de oculos para tentares deitar a mão...

Carro novo, paizola? Não tens pena do outro?



Bah... novamente segunda-feira...
Este fim-de-semana foi, como de costume, muito bom!
No sabado levantámos cedinho e fomos a Sines buscar o carro novo! Agora temos mais espaço para ti e para as tuas tralhas e a mãezola já viaja mais confortável nos bancos de trás ao teu lado!
Depois fomos a Santiago do Cacém espreitar a prima Camila que nasceu há duas semanas e que é muito bonita! Muito redondinha e branquinha, tão fofa! A seguir almoçámos com a Tia São e o Tio Luís mais os avós e regressámos ao Cacém.
Domingo fomos a casa dos tios, visitar o primo Gabriel e comer caracóis. Portáste-te um bocadinho mal... não percebo, ficas sempre com a telha quando lá vamos. Eu cá desconfio que tens ciúmes do primo... hihihi. Verdade! Tu nem olhas para ele, marota! Ainda por cima ontem, mal chegámos o tio Marco passou-me logo o primo para os braços (e eu, claro, nem me fiz de difícil, eheheh!) e tu começáste logo a resmungar no colo do paizola! Estou mesmo convencida que é ciúmes, como é que é possivel...! Hehehe!
De resto, tenho a comentar que na sexta-feira á noite os vizinhos de cima íam levando-me á loucura com tanto barulho: era meia-noite e meia e haviam criancinhas a correr descalças pelo corredor, a atirar coisas para o chão, a gritar, a cantar, móveis a arrastar... eu e tu ficámos sozinhas enquanto o pai foi tirar as coisas do carro velho, por gasolina, buscar uns documentos a casa dos avós e beber cafezito; tu não conseguias pegar no sono e eu já estava em ponto rebuçado... No sábado, repetiram a dose e eu acabei por ir lá acima pedir aos vizinhos um bocadinho de juízo... Bem, só te digo que o senhor que me apareceu á porta parecia um daqueles ingleses malucos que habitam as ruas do Algarve durante a noite... a casa (leia-se: a entrada da casa) parecia a entrada de um Bar: paredes laranja, luzes avermelhadas, barulho de copos... O senhor lá pediu desculpa e tal. Ainda arrastaram mais uns poucos de móveis nessa noite mas o ruído diminuiu um pouco, é certo... Que vizinhos sinistros... estou desconfiada que eles montaram ali um grande negócio - estabelecimento de diversão nocturna para adultos e jardim de infância para criancinhas...! Lucky me! O teu paizola bem que me tinha avisado que o vizinho era esquisito...hihihi!
Hoje vou retomar (depois de uma imensa pausa...) as aulas de código, tem mesmo de ser...
Só queria aproveitar para comentar a foto anterior: foi tirada fez este domingo uma semana, de manhã. Quando cheguei ao teu quarto (intrigada com o barulho que ouvi pelo walkie talkie), estavas sentada na cama com o Pinkie (macaquinho rosa de peluche que o paizola te ofereceu) no colo, de pernas ao léu e super divertida! Fartei-me de rir!

1 ano e 100 posts depois!


Pois é, faz hoje precisamente 1 ano que te escrevi neste espaço pela primeira vez... estava grávida de 27 semanas (mais coisa, menos coisa).
Sinceramente, nunca pensei que fosse capaz de manter este blog, que criei por graça e porque sentia vontade de deixar escrito alguma coisa que um dia mais tarde pudesse ler para recordar os 9 meses mais bonitos, mais inquietantes e mais felizes da minha vida!


Tudo acerca da gravidez me divertiu: adorei cada pontapé teu, cada movimento teu ( e se eras mexida, caramba!), cada madrugada de azia, cada ecografia e CTG, cada pequeno cansaço e doce sonolência, cada peça de fruta e cada pedaço de queijo, cada perna de pau e palmier recheado, cada página que li de cada um dos livros e revistas sobre gravidez, cada abraço do teu paizola (que naquele tempo abraçava-nos ás duas de uma só vez...!), cada insónia (felizmente foram poucas) a imaginar como serias (só eu conseguia perceber nitidamente nas últimas ecos as tuas feições e nasceste tal e qual: narizinho pequenino e arrebitado e muito bochechuda!), cada dúvida e receio, cada peça de roupa comprada, cada coisa escolhida a pensar em ti, cada minuto de dor que antecedeu o momento do teu nascimento (apesar de não ter terminado como eu queria, adorei saber que estava perto de te ter nos braços...).


Acabei por escrever muito pouco durante a gravidez, é certo. Foi mesmo o teu nascimento que despertou em mim uma imensa vontade de falar de ti. Tem sido este blog que me tem ajudado a suportar as saudades que tenho quando venho trabalhar. Ao escrever-te parece que fico mais perto de ti, acreditas?


A todos os que espreitam estas palavras, os que comentam, os que protagonizam sem nunca aparecer (como o teu paizola, por exemplo!) agradeço muito.



Para ti, não vão mais agradecimentos nem afins... já chega de te estar sempre a adorar! Hihi! Marota cheia de mimo!

O Aniversário do blog!


Para encher chouriços...hihihi!




Este post é para falar de mim...
Ando cansadita, com muito trabalho e pouca vontade. A secretária acumula papeis!
Apetecia-me dormir 12 horas seguidas, mas também sei que já não consigo.
Tenho montes de coisas que queria fazer mas não tenho tempo (imprimir fotografias tuas, descobrir como passo as que tenho no telemóvel para o pc, arrumar a roupa de inverno e organizar a gaveta da minha mesa de cabeceira, procurar uns posters da minha adolescência que prometi a um menino aqui do colégio, dar uma volta ao armário da entrada, ler um livro...)
Hoje vou ao médico dos pitósgas saber como ando de vista... será que vou ter de usar lunnetes?
Preciso de retomar a dieta... e quanto mais penso nisso mais me apetece comer coisas que não devo!
Hum... já chega!
O abraço, esse está prometido!!!


Festinhas... e gatinhanço na hora de mimir!




Ontem, eram 22h30 e encontrei-te na cama sentada a brincar... tentei adormecer-te na tua cama, juro que tentei, mas acabei por ter de te adormecer de novo no meu colo. Mais eu ralhava contigo, mais tu te rias! Não percebo, será que ainda não entendes mesmo quando estamos a ralhar, ou fazes de conta que não percebes?
Antes de adormeceres de novo, mais protestos e... festinhas na face da mãe, que delicioso! Como habitualmente, assim que me sentei contigo no colo, houve sorrisos e umas palmadinhas na minha cara (sempre soube que, independentemente da força empregue em algumas, era um gesto de carinho desajeitado): segurei-te a mãozinha (como aliás faço tantas vezes) e passei-a, suavemente na minha bochecha... retomáste as palmadas e eu disse: «festinha, festinha, devagarinho...» e tu paráste e recomeçáste, devagar, umas festinhas muito queridas enquanto sorrias e dizias:«hã». Novamente protestos e percebi que estavas triste por ter de dormir. Mas lá te deixáste ir com o João Pestana... Descobri também (ou melhor, tive a certeza) que gatinhas muito bem, pelos vistos só quando queres! Da primeira vez que me dei conta que estavas acordada, fui dar contigo a gatinhar até ao fundo da cama, em direcção aos brinquedos! Voltei a deitar-te e aconcheguei-te a roupa na tentativa de te readormecer e voltei para a sala a pensar:« mas esta malandra gatinha! ». Pois, é que de resto, no parque ou em cima da nossa cama (sob a nossa vigilância) só te interessa esticar as pernas e pores-te de pé e sentares-te... gatinhar não! Curioso... hihihi!
Recados Para Orkut

Lava, lava lava... esfrega, esfrega esfrega...



Ontem iniciámos (espero que desta vez para sempre) o ritual dos hábitos de higiene oral!!!
Pois, isto porque descobri finalmente a escova de dentes que achas divertida!!! Foi tão giro, tu sorrias divertida enquanto te escovava os dentitos (que, note-se, já são 6!!!), ontem, depois de jantar...
É que a avó Celeste já tinha oferecido uma espécie de dedal em silicone com uma escovinha mas tu fazias sempre má cara e começavas a puxar-me a mão para que eu tirasse a escova da boca. Decidi deixar de tentar porque não queria que ficásses a detestar lavar os dentes, porque é um hábito importante e que deve ser encarado como divertido e agradável... Descobri esta escova no hipermercado (que é adequada para bébés dos 6 meses aos 2 anos) e resolvi experimentar. E correu bem! A pasta de dentes é da Chicco e tem um sabor muito agradável a framboesa (só se pode por mesmo um niquinho do tamanho da tua unha do dedo mindinho, acreditas?!!).
Não tarda nada estarás tu a lavar os teus dentitos sozinha... e a vestir-te e a ir para a escola... snif... parece que ainda foi ontem que te vi pela primeira vez nos meus braços, tão pequenina, tão desligada do mundo, tão frágil. E agora sinto-te cada vez mais no mundo e do mundo, interessada em explorar tudo, curiosa e perspicaz, tão vivaça. Costumo dizer (porque li) e é verdade: um bébé aprende mais no 1º ano de vida do que daí em diante e para o resto da sua vida! E é tão fácil de constatar isso se pensarmos no que é capaz um recem-nascido e o que já faz um bébé aos 9 meses! Olha, é comparar o primo Gabriel na sua placidez e serenidade, de gestos lentos e dengosos, de olhar doce, meigo e tranquilo, muito pouco interessado em coisas mundanas, satisfeito pelo sono e pela barriguinha cheia, contigo! Sempre de antenas ligadas e movimentos rápidos, rápida no olhar que se dirige sempre para os ruidos, para as cores vivas, para as pessoas estranhas e os objectos curiosos, para ti tudo é uma permanente experíência científica: « e se eu rebolar para este lado e me dobrar para aquele e esticar as pernas e fincá-las no chão e atirar a cabeça para a frente? Será que vou ficar mais perto daquele pacote de toalhitas que quero agarrar?»; « e... se eu começar a atirar os bonecos para o chão será que vai fazer muito barulho? Onde será que vão cair? Vou espreitar...»; « e se eu começar a choramingar, será que os meus pais vão conversar comigo? Eles estão para ali a dizer coisas que não percebo um ao outro...eh, pá, resulta». Acho delicioso, ás vezes acho que te pões a bater palminhas sempre que me queres dar graxa por quereres alguma coisa! Palavra! Tu pões-te a resmungar e a jogar os braços para a frente para agarrar qualquer coisa que eu impeço de alcançares e tu, no meio do resmunganço olhas para mim e ris-te e bates palminhas como quem diz: «vou mas é fazer qualquer coisa gira, tipo bater palminhas, para ver se levo uns beijinhos e me dão para a mão aquele pc portátil da minha tia que é mesmo giro!» Ontem fiquei perdida de riso, porque ás tantas baixáste os braços danada e meteste a chucha na boca já prestes a desistir... e lá te deixámos, com autorização da tia Guida, mexer numa teclazita ou outra...hihihi!
Estes pequenos cientistas da vida, são incansáveis, espertos e persistentes e é á conta dessa persistência que não tarda estarás a dar os primeiros passinhos agarrada aos móveis! treino não tem faltado!

Pesando a Pipoca e Papando a Paparoca...



Bah... malvados fins-de-semana voadores!!!
Este fim-de-semana foi um fartote de laurear a pevide!!! No sábado almoçámos em casa da avó Celeste e do avô Narciso. Depois fomos todos ás compras e ao Toys R' Us. Ganháste um comboio da Chicco, cheio de botõezinhos e luzes e sons, muito giro, de prenda dos avós e o paizola escolheu-te um macaquinho cor de rosa, em peluche, muito patusco! Ontem fomos ver a bola e comer uns caracóis com o tio Bruno e o tio Gabes, jantámos em casa da avó Benilde e do avô Fernando e passámos em casa dos tios e do primo Gabriel só para deixar uma coisa e dar-lhes uma beijoca! O primo piolho está grande!
De resto, fomos pesar-te na sexta-feira e já ganháste 145 gr (pelo menos, porque não paras quieta e não é fácil tirar a pesagem com precisão e porque tivémos de descontar uma fralda carregadinha de xixi que não estava nos planos...!hihihi!). Assim sendo já está cumprida a meta do Dr. Velho que era de, pelo menos, 150 gr, e ainda temos mais uma semana. Pelos vistos, a papa faz mesmo diferença... a minha sorte é que já vais comendo melhor. Entretanto, também já consegui encontrar aquela papa da Milupa que é de Bolachas e que é tão boa! Essa, pelo menos, acho que comes melhor! Mas é uma chatice porque não a encontro no Pingo Doce ou no Modelo e só há nos hipermercados grandes (onde raramente fazemos compras), mas enfim... se for preciso vamos lá de propósito.
Continuo a dizer que preferia dar-te sopa. Acho que vou propor ao Dr. Velho uma solução de consenso: 4 dias por semana: papa, 3 dias: sopa. Vamos ver o que ele diz. Mas, sim, deve ser preciso continuar a dar-te mais papa. Tu és uma piolha muito energica, deves precisar mesmo de uma alimentação mais calórica... marota.
Termino com o lamento do costume: maldita segunda-feira, que saudades terríveis!

AO PRIMO GABRIEL PELO PRIMEIRO MÊS DE VIDA!!!

Vizinhicídio


Ontem, á meia noite e meia andava eu, armada até aos dentes de vassoura na mão a... bater no tecto por causa dos vizinhos!!!
Vou contar-te a história dos nossos vizinhos de cima... Ora bem, eles são muito pobrezinhos e não sabemos ao certo sequer quantos são... sabemos, sim, que só têm uma mesa, coitadinhos, por isso têm que arrastá-la pela casa: ora serve para jantar, ora de mesa de centro, ora de cómoda, ora de mesinha de cabeceira... além do mais, é uma chatice, a força da gravidade (10 vezes mais forte que no resto do planeta!) está sempre a puxar os objectos furiosamente em direcção ao chão! E quando caem os roupeiros (pelo barulho que faz, só posso imaginar que sejam...)??? Meu deus, deve ser chato ter de arrumar a roupa toda; deve ser por isso que ficam acordados até tão tarde: á 1 da manhã (ás vezes ás 2!) ainda os ouço ás voltas com a malvada força da gravidade!!!
Vou confessar-te que eu é que sou um bocado insensivel ás dificuldades dos pobres vizinhos de cima e fico em ponto rebuçado todas as noites...!!! Eu e o teu paizola em pézinhos de lã pela casa, a jantar de porta fechada e o catano, para tu dormires sossegada e não despertares nas fases de sono leve e OS VIZINHOS Á VONTADE ATÉ ÁS QUINHENTAS COMO SE VIVESSEM MO MEIO DA SELVA AMAZÓNICA!!!
Não acho correcto... bah!
Estou a pontos de cometer um vizinhicídio...

Come a papa, Filipa, come a papa



Ai, ai, ai, ai, ai... Pode ser coincidência, admito, mas até à consulta com o Dr. Velho andava tudo a correr tão bem, as tuas refeições, os teus sonos, a tua disposição... Fiquei apreensiva com o regresso das papas ao jantar, confesso, e se calhar por isso, estou, sem querer, inclinada a relacionar as coisas... mas ninguém me tira da ideia que estás diferente desde então. Provávelmente vais achar um disparate...
É que todos os dias ao jantar comes 2 ou 3 colheres e depois começas a cuspir e a fazer «bububu». Eu ralho contigo mas percebo que não fazes por brincadeira ou maldade, fazes porque nos queres dizer que não queres mais, não gostas. Claro que ralho para insistir mais um bocado. O teu paizola ontem disse para te aquecer a sopa e dar, nesse caso... mas eu desconfio que se ta tivesse dado também não ías querer comê-la. Os bébócas são bichinhos de hábitos e quando retomarmos as sopas também não vai ser logo á primeira que vai correr bem, aposto. Aprendi contigo a gostar menos de mudanças, sabes? Não gosto nada de ter de introduzir coisas novas nas tuas rotinas e nem sei explicar porquê!
Depois, para além de o jantar correr menos bem, dormir agora também é um castigo. Eu deito-te todos os dias na tua cama, tentamos adiar um bocadinho a hora para poderes estar conosco mas... assim que te deito tu... sentas-te na cama! E mesmo ao colo ou no berço, segurando-te a mãozita tu fechas os olhos mas contorces-te e refilas e viras-te de barriga para baixo, até parece que te dói alguma coisa...
Ontem, pelas 2h00 acordáste a tossir e pregáste-me um susto. Era tosse com ranhoca e também fiquei desconfiada que podes estar a ficar constipadita, o que seria natural, o paizola esteve adoentado, a avó Benilde e a tia Guida também, os dentitos a roer...
Mas bem, pode não ter nada a ver, mas eu fico inquieta com isto das tuas refeições, porque está bem que um prato de papa é mais calórico que um de sopa mas a verdade é que comido sem gosto nem vontade, implicando pouco ou nenhum apetite para o biberon da noite (só tens bebido 20ml, nem isso...), menos apetite para a sopa do almoço e até para o biberon da tarde... não sei, não acho benéfico.
Ai, caraças, nunca mais é dia 21, para ligar ao Dr. Velho e saber o que se segue... nem sei se estou preocupada em saber o teu peso. Queria mais era que voltásses a comer com vontade como andavas a fazer há uma semana atrás...
Vá lá. que disparate, se andas aborrecida por causa da papa não fiques... pequena ou grande, magra ou gorda, vais comer muita sopinha, prometo-te eu! Aliás, daqui a umas semanas (espero) depois de falar com o Dr. Velho vamos começar a almoçar comidinha cozida e esmagada com o garfo (batatas, cenouras, abóboras e assim), e arrozinho cozido, e massinhas pequeninas com xixinha boa!!! Mais animada, Pipoca?

Message in the Bottle



As pessoas estão sempre a comentar que tu és muito risonha e muito bem disposta... Digo com orgulho que não nasceste sorridente, aprendeste a sorrir...
Li, algures, e já há algum tempo, que muito do que os bébés aprendem, fazem-no por imitação e desde o primeiro dia de vida. Nada me faz mais sentido... Nunca te mudei uma fralda em que não te sorrisse, mesmo quando choravas de goela aberta nas primeiras semanas. Há falta de outras formas de comunicar, houve sempre sorrisos para ti. Em muitos momentos de desespero em que berravas furiosa por razões que, ainda hoje, não estamos muito certos de entender, eu e o teu paizola rimos-nos de ti! Achavámos piada ao facto de te calares subitamente pelo som da televisão ou de qualquer outra coisa, para logo retomares a berraria. Ou quando choravas, corredor a fora, ao nosso colo (pequenina, com semanas de vida) e aproveitavas para deitar o olho em teu redor ou quando estavas na sala e choravas enquanto olhavas fixamente a estante da sala como se lá estivesse um fantasma a olhar para ti! Riamos-nos e ironizávamos: «Ela está tão mal, tadinha... o que foi, é o fantasminha brincalhão que está olhar para ti, filhota? É?» ou «Que mal que ela está, deixa lá dar uma espreitadela á casa nova, enquanto choro como se o mundo fosse acabar e o meus pais me passeiam de um lado para o outro...!» Hihihi! E riamos-nos por te calares sempre e enquanto ouvisses o som de água a correr (Uma torneira que abríamos durante uns minutos e que era suficiente para que ficasses calma, só a soluçar. Nunca percebi, mas a verdade é que desde que te comecei a sentir dentro da minha barriga que não houve um banho meu em que tivesses dado sinais de vida! Desde que eu abria a torneira da banheira até que saia do banho, tu não te mexias!!!).Ríamos-nos de como ficavas tesa, tipo barra de ferro, quando estavas mesmo danada. Pela minha saúde, ainda não tinhas um mês de idade quando te vi segurar a cabeça e esticar as pernas sozinha, tal era a fúria!
Cuidar de um bébé, não é, ao contrario do que se pensa, um «assunto sério»! É um assunto para se levar com ligeireza, alegria, boa disposição. É um assunto para se encarar de espírito aberto, livre de "obrigações": não é obrigatório que um bébé esteja sempre a dormir, esteja sempre com apetite, esteja sempre calado, esteja sempre sossegado, esteja sempre convenientemente agasalhado ou fresco, esteja sempre de fralda limpa e seca, esteja sempre de roupa lavada e impecavelmente perfumada, esteja sempre tranquilo. Não poderia ser! A vida no útero materno é assim, a vida em si não. É tudo menos perfeita. Não podemos exigir perfeição do que é naturalmente imperfeito. Mas podemos tentar mostrar que a vida, apesar de imperfeita é para se viver com alegria. Chorar enquanto toda a gente chora conosco mostra-nos que não há alternativa senão fazer isso mesmo. Sorrir com ternura para alguém que chora é mostrar-lhe que no fim tudo ficará bem...
Hoje continuas a choramingar quando entendes que deves... ainda choras furiosa quando para ti se justifica, mas no fim tens sempre um sorriso quando sentes que tudo ficou bem outra vez...
Ser pai ou mãe pela primeira vez é errar muitas vezes, é ter muitas dúvidas e incertezas, é estarmos constantemente de caneta vermelha e folha de teste na mão a avaliarmo-nos. Somos os nossos piores professores. Somos os mais injustos, os mais implacáveis, os mais exigentes. E afinal de contas, quem devia ter esse papel são vocês! No fim, os vossos sorrisos (mesmo aqueles durante o sono nas primeiras semanas de vida que sabemos não serem para nós) são a nota final que perdoa as faltas de atraso e de material, o não se saber assim tão bem a matéria e falhar os testes práticos, o escondermos dos nossos pais (os avós e tios e amigos experientes) que afinal isto não nos está a correr assim tão bem!
Há sempre quem vá dizer que és bem disposta porque sais a mim. Não ligues. Aprendeste comigo e com o teu pai a ser bem disposta, porque isso se aprende, não duvides!
E este post é dedicado,
ao Gabriel,
ao Dioguito (a caminho!),
á Bruna,
ao Guilherme,
ao Ruca

Abram alas para a Pipoca!!!



Andei aqui a matutar nisto de andarilhos e andadores, se é bom se é mau... Claro que só posso concordar com os pediatras que defendem que os andarilhos podem atrasar os primeiros passinhos dos bébés e que são perigosos. Mas também é verdade que já começa a faltar variedade... na espreguiçadeira já não te apetece ficar; gostas de estar no parque mas em casa da avó Benilde não há espaço para um e além do mais também te fartas de estar sempre no mesmo sítio; lá em casa costumas estar na cozinha conosco na cadeira de refeições, enquanto arrumo as coisas ou almoçamos, mas ás tantas começas a atirar de propósito os brinquedos para o chão para que ninguém duvide que já estás pelos cabelos com os ditos... hihihi!
Assim sendo, e considerando que não queria comprar as famosas aranhas , e depois de procurar alternativas, eu e a tua tia Guida descobrimos este andador da Chicco, muito versátil. Tem uma plataforma para encaixar as rodas e ficar só a baloiçar, tem rodas para poderes andar pela casa (quando chegares com os pés ao chão, eheheheh!) e tem uma pega que permite seres passeada pela casa ou passeares sozinha quando começares a dar os primeiros passos agarrada ás coisas! O volante tem mudanças, buzina e botões (tudo bem barulhento como convém!) e permite dirigir mesmo o andador! Esta foi a prenda da Tia Guida pelos 9 meses!!!
Bem, o meu entusiasmo é isso mesmo: meu. Tu gostáste mais ou menos. Acho que estranháste um bocadito. Mas não faz mal, em breve descobrirás as potencialidades deste brinquedo e vais adorar, tenho a certeza. Com o parque também foi assim. no início não conseguia que lá ficasses mais do que 5 minutos e agora ficas lá tempos infinitos!
Novidades? Já tens mais dois dentes cá fora! Por isso já lá vão... 6!!!
De resto, continuamos muito risota e agora que descobrimos que os adultos adoram que batas palminhas estamos sempre nisso!!! Até já és tu a tomar a iniciativa de brincar comigo ao esconde-esconde com o teu chapeu ou uma fralda a tapar a tua cara. Acho o máximo porque só tapas os olhos com a roupa e tiras muito depressa e olhas para mim á espera que eu faça: cucu! e depois riste e fazes de novo até te cansares. É só rir!
Este fim-de-semana, foi mais um em que não fiz nada em casa (socorro, estou a ficar uma calona de primeira!!!). No sábado de manhã tivémos de levantar cedo para vir com a mãezola fazer um exame médico a Lisboa e á tarde estivemos com uns amigos do paizola e da mãezola no café do vizinho... e que bem que soube!
Domingo fomos conhecer a casa nova da tia Mó!!! Muito cosy, gostei muito! Depois fomos visitar os tios e o primo Gabriel! A mãezola já tinha saudades do anjinho. Ele é que não devia ter muitas saudades tuas, eheheh, como sempre portas-te mal e fazes muito barulho!!! Mas, sortuda como és, e á conta do teu charme, saíste de lá com um vestidinho novo de prenda dos 9 meses, muito giro!
A registar, temos que voltáste á crise dos 8 meses... adormecer-te é um caso dos trabalhos e, contrariando a minha vontade, lá tens adormecido no meu colo ou no colo do teu paizola! Não há pachorra... eu deito-te e em 3 tempos estás sentada na cama a refilar!!! Fico danada... andamos nisto de te fazer ganhar umas gramas e tu perdes kilos de calorias só a tentar contrariar o sono e a refilar depois do jantar!!! Bah... paciência de pai e de mãe é mesmo infinita, caramba!
De qualquer das maneiras, hoje tenho, para não variar, umas saudades terríveis de ti, Pipoca, linda...

Casar os meses...



HOJE É DIA 9 DE MAIO E FAZ 9 MESES QUE NASCESTE PELAS 9 HORAS (E 18 MINUTOS, OU SERIAM 19???)!!!

Nove meses dentro na minha barriguita e nove meses cá fora... o que te parece, meu amor? Cá fora tudo parece mais interessante, curioso, desafiante e assustador que no calor e aconchego do meu corpo, verdade???
PARABÉNS BÉBÓCAS LINDA!!!

E quanto pesa a tristeza, Doutor?


Eu ainda não acredito que voltámos ao mesmo... o problema do teu peso. Ontem, na consulta do Dr. Velho nem falámos de mais nada. Ele esteve a medir-te, a auscultar-te, a observar-te os ouvidinhos e estava tudo bem. Comentou logo que o teu desenvolvimento psico-motor é excelente, não podias estar mais desenvolvida! Mas isso já não é novidade para nós. Tal como ele disse, existem muitos bébés com 9 meses que nem tão pouco se sentam sem apoio, quanto mais estando deitados conseguirem sentar-se ou dar passinhos quando segurados pelas mãozitas! Mas... a balança é sempre o pior inimigo do meu sossego, por mais que tente descontrair no momento da pesagem. E, desta vez, nem o Dr. Velho me tranquilizou com o seu habitual comentário «Ela é mignon!». Resultado: temos 15 dias para te engordar pelo menos 150g... depois temos de ligar ao Dr. Velho para ele decidir se vai pedir uma avaliação.
Caramba, será que não passamos disto desde que nasceste??? É que é um bocado assustador pensar que não ganhas peso e a causa não é óbvia... tu comes bem, sem problemas, nem sequer és esquisita com os alimentos, várias vezes ao dia e nas quantidades certas. O Dr. Velho dizia: «Se calhar era de pôr mais batata na sopa...» ao que respondi « mas eu já ponho 3 batatas médias!» (e nem referi que costumo pôr também o equivalente a uma pequena de batata doce!) e ele concordou que chegava, não podia pôr mais que isso... Fazes 6 refeições por dia. O que mais podemos pedir de um bébé de 9 meses?! Sim, vamos experimentar voltar á papa ao jantar... o Dr. Velho disse para apostarmos nas papas...
Sinto-me desmoralizada e impotente... acho que não vais engordar o exigido porque não acredito que a papa ao jantar (mesmo sendo farinha) vá trazer nada de novo. Além do mais, independentemente do que possas pensar de mim, eu, no fundo, espero que não ganhes as gramas esperadas pelo Dr. Velho nos tais 15 dias. Acho que preferia que te fizessem analises, testes, sei lá, qualquer coisa que pudesse despistar de uma vez por todas qualquer eventual problema. Olho para ti e não te acho magra. Acho-te pequena, sim, mas relativamente rechonchuda de pernas, de carinha miudinha mas bochechuda. Acho-te demasiado activa, talvez. Talvez por essa razão não ganhes o peso esperado. Sais a mim. E és magra. Sais ao teu paizola.
Olha, não sei. Não sei o que pensar. Os dias de incerteza e de alguma frustração que vivi quando tive de deixar de te amamentar exclusivamente voltaram. As esperanças que depositei no meu leite agora depositava nas sopas e na papa e no pão e nos iogurtes... Hum... a mim o que me interessa é que és feliz e activa (apesar de me apetecer dizer que és demasiado activa... também não era necessário despenderes tanta energia!!!). E só queria que parassem de nos aborrecer com isto do peso. E não queria submeter-te a exames, tenho vontade de chorar só de pensar nisso (aquela semana de procedimentos médicos na maternidade quando nasceste ainda me deixa nervosa, não quero repetir) . Mas queria arrumar este assunto de uma vez por todas.
E queria poder estar contigo agora.
E queria não ter escrito este post.




O Dia da Maçaroca (ou o meu primeiro Dia da Mãe!)


Sendo tu uma linda Pipoca, acho que isso faz de mim uma Maçaroca de Milho (e do teu paizola o óleo quente, hihihi!)... assim sendo, ontem foi o meu primeiro Dia da Maçaroca!!!
E que bem passado que foi na tua companhia!!!
Aliás, hoje estou novamente um bocadinho deprimida... estive em casa contigo quatro dias seguidos e nem sei como não esqueci de vez o caminho para o trabalho... :( bah, devia ter esquecido mesmo.
Tu estás cada vez mais divertida! Ontem, era 1h da manhã e tu ainda estavas perdida de riso, quando te deitava no berço ía dar contigo sentada, entretida a puxar os bonecos presos nas grades do berço! Estiveste conosco enquanto jantávamos, sempre a atirar bonecada ao chão, a morder furiosa as borrachinhas dos dentes, e a rir! Estiveste conosco na sala a ver o «Conta-me como foi» e a rir conosco (que nos estivemos sempre a rir de ti!). Bem, depois disso quem é que te faria dormir... só eu, lá pela 1h, no colo, na sala com a luz bem baixinha...
Não me posso queixar de ter passado pouco tempo contigo no meu Dia da Maçaroca... Ah, by the way, ofereceste-me (provavelmente do dinheiro da tua generosa mesada, hihihi!) uma moldura em prata com uma bonita foto nossa!!! Gostei muito!
De resto, estás quase a fazer 9 mesitos... recapitulando malandrices: já te pões sentada sem ajuda, gatinhas muito pouco e muito mal mas lá dá para te deslocares até onde te interessa, bates palminhas (mas ainda pareces uma morsa, eheheh!) e abanas o tronco em jeito de dança quando houves música (especialmente os dvd's musicais que adoras!!!). Andas muito comilona, apaixonada por iogurtes, fartas-te de trabalhar para o dente (tudo serve para morder, e se puder ser um bocadinho de pão, então, ui, melhor ainda!!!), cada vez mais curiosa e já prestas alguma atenção quando te mostramos figuras (já percebi que a do pato é a que melhor reconheces) e gostas muito de pássaros (o da gaiola em casa da avó Celeste e do avô Narciso e os pombos na rua, hihihi).
Dia 7 vamos á consulta com o Dr. Velho... tou ansiosa. Nem sei bem porquê, não tenho assim grandes dúvidas para tirar, é certo. Sei lá, medir, pesar, ouvir a opinião dele sobre o teu desenvolvimento, coisas assim.
Segunda-feira... bah :(
Oh my god, que saudades que a Maçaroca tem da sua Pipoca linda!!!