A consulta



Venho aqui escrever porque preciso de conversar comigo mesma sobre a consulta de ontem. Mas, na verdade, tinha pensado não fazer hoje nenhum post sobre isso... só mudei de ideias porque talvez escrevendo possa colocar em ordem as ideias.
Bem, o Dr. Paulo Ramalho é um médico simpático, da mesma faixa etária que o Dr. Velho, empático e que explicou o seu ponto de vista muito bem.
Basicamente: desvalorizou o valor que aparece nas análises para a Gliadina e explicou que dos 3 parametros (endomisio, gliadina e transglutaminase) este é o menos específico para a determinação de sensibilidade ao gluten e que, por ser um valor relativamente baixo pode ter sido inclusive um erro de laboratorio!
Explicou que o aumento de peso pode ser uma simples coincidência e que para ser significativo teria de ter sido um aumento muito maior... Disse que poderia manter a dieta sem gluten, porque objectivamente o gluten não faz falta para nada mas, também percebi que poderia retirar a dieta...
Passou análises para despiste de problemas endocrinologicos.
Tenho medo de reintroduzir o gluten. Continuo na minha, confesso. Mas acho que é o que iremos fazer. Se o teu peso estagnar novamente terei motivo para pedir a dita biopsia. Sem ela não adianta andar nisto de especulações sobre o gluten. É um facto.
Entretanto, é sempre possível descobrirmos outra coisa com as análises. E é sempre possível que continues a ganhar peso, mesmo com o gluten como sei que o médico acredita que acontecerá.
Para agravar o meu estado de espírito, estás cheia de tosse, dormimos mal, deves ter dores de garganta, tens febre e acho que estás a respirar mal. Daqui a pouco vou ter contigo, acho que vamos contigo ao SAMS.

4 comentários:

carla caseiro fotografia disse...

Oh, pensei eu que vinhas mais descansada, mas percebo que tenhas os teus receios, também eu teria...
Espero que a Pipoca melhore, eles andam assim meio doentinhos, deve ser desta mudança de tempo.

beijocas
CC & Ruca

Anónimo disse...

Afinal o Dr. Velho vai tendo razão... às vezes muita informação baralhanos ainda mais mas tu comes, digeres, tens o pecado da gula em relação á informação... Assim nunca vais descansar!!!!! Agora é importante é a gargantinha da minha sobrinha!!! As melhoras para ela e muitos beijos gulosos.

Eli Gee disse...

Oh, meu deus, espero que a Primavera venha para ficar!!! Malvado inverno com as suas "ites" todas! A Filipa está com uma otite e uma amigdalite!!!

Quanto ao gluten e ao peso...Pois... como vês, esta "saga" é interminável!

Mas havemos de chegar a algum lado!

Bjs e melhoras para o Ruquinha também!

Anónimo disse...

Olá amiguinha,

Tenho andado desaparecida, mas regresando não deixei de vir ler as vossas novidades (tuas e as da pipoca).

Acho q tens q ver as coisas pelo lado positivo, se este novo médico a quem tu foste, se é especialista nesta doença, tens q acreditar nas palavras dele. Já pensaste na quantidades de crianças celiacas q lhe passaram pelas mãos? Se ele visse q era mesmo grave a situação dela, nunca arriscaria em incentivar a colocar o gluten na sua alimentação... Mas se tivesse na tua posição, tb te garanto q continuava a fazer como tu: gluten não!!! Até pq como ele diz, esse não faz mesmo falta a ninguém...

Beijocas para vocês