Hoje... um ursinho diferente!


Não temos este e... confesso que gostava de ter um igual para mim (ou para ti, não é a mesma coisa?). Descobri-o num daqueles sites estrangeiros de compra de gifts (julgo que americano) e, sinceramente, achei um disparate encomendá-lo, como tal... trouxe-o para aqui!
Bem... vou voltar ao mesmo. Não posso evitá-lo. Ontem uma mamã (com menino DC) que conheci recentemente no forum falou-me de um laboratório, em Dallas, que faz umas análises (tendo por base a recolha de cócózitos, hihihi!) para diagnóstico de Doença Celíaca. O que me deixou absolutamente fascinada é que dispensa a reintrodução do glúten na alimentação!
É que eu estou mesmo danada por ter de reintroduzi-lo e, não páro de pensar que dava tudo para que a biópsia pudesse ser feita sem ter de te voltar a dar alimentos com o dito... Só outra mãe na mesma situação que eu poderá compreender o que me inquieta e, como tal, foi mesmo uma delas que me sugeriu não só este teste como o nome de um especialista em DC no Hospital de Santa Maria, que muito agradeço e que vou considerar para um futuro próximo.
Fui consultar o site desse laboratório (http://www.enterolab.com/) e tudo me pareceu muito simples e prático e com bastante fundamentação científica. Mas claro, devo confessar que deve ser mesmo esta situação particular em que me encontro, que me leva a ponderar esta possibilidade.Na realidade, nem me reconheço em mim mesma: tenho sempre uma tendência (exagerada talvez) para desvalorizar o que de ciência se faz em terras norte-americanas. É um preconceito meu, que não sei de onde vem porque, curiosamente, é de senso-comum que este é, tradicionalmente, um país de grandes avanços tecnologicos e científicos. Eu, tenho sempre tendência a pensar neles como uma cambada de charlatães pretensiosos, aproveitadores, gananciosos...
Mas... o que verdadeiramente me preocupa é isto... : Ok, o diagnóstico até é fiável mas que correspondência terá com as práticas médicas no nosso país? E... não tendo (porque se calhar nenhum médico português aceitaria um diagnóstico com base apenas nestes testes) que diferença isso faria, objectivamente, para o facto concreto da tua doença? És celíaca porque um médico português assim o diagnostica ou... és celíaca porque és?
Eu acho que conheço as respostas... ainda assim, as perguntas não deixam de ser pertinentes, não achas?
Oh, meu deus, estamos a 2 de Março, a muitos dias da consulta com o Dr. Velho... Não é que espere da conversa com ele alguma espécie de luz para este e outros dilemas relacionados com isto. Só quero pesar-te novamente na única balança em que confio (a dele!). Daqui, podes ter a certeza que (no caso de uma nova pesagem com bom ganho ponderal!) vamos para consulta de gastro, vamos procurar segundas opiniões, vou correr Seca e Meca e Vales de Santarém até encerrar este assunto de vez!
Devo-te isso, devo-me isso a mim própria. E juro que, voltas a mais ou a menos, o meu objectivo passou a ser um só: tentar que não percas nem mais uma grama por causa desta treta do glúten !

5 comentários:

carla caseiro fotografia disse...

Olá,

A saga do glúten não pára e é tão natural que isto aconteça, deves ter sempre a tua cabeça a mil sem certezas, espero que tudo corra bem e que o diagnóstico seja ou não seja, o que interessa é a Pipoca fazer a vida à sua medida. Só assim o teu coração de mãe irá sossegar um pouco, sim porque segunda a minha mãe, quem tem filhos tem preocupações uma vida inteira.

Beijocas grandes
CC & Ruca

Anónimo disse...

Esta preocupação só vai ter fim quando se tiver uma opinião abalizada para o que se deve fazer. Mas se deram a indicação de um especialista na Hosp. Santa Maria é falarem nisso ao Dr. Velho que ele é receptivo a essas coisas e sendo colega lá do hospital é natural que ele o conheça e vos dá a opinião. Se não for a que vicês querem ouvir é tentar arranjar uma consulta para esse médico. Beijinhos e calma porque mãe sofre toda a vida e quanto mais o tempo vai passando vai sendo pior.
Atenção ao ditado popular que é muito certo "Filhos criados trabalhos dobrados"

Eli Gee disse...

Olá CC

Disséste tudo: ela tem de fazer a viad á medida dela!!! É mesmo essa a expressão e a lição a tirar!

Obrigada, querida, muito obrigada pelo apoio!

Beijocas minhas e da Pipoca!

Eli Gee disse...

Olá Avò Celeste!

Tem toda a razão, uma opinião abalisada... hoje vou marcar consulta com o tal médico do Santa Maria que também dá consulta na Clínica das Gerações. É gastroenterologista, especialista em Doença Celíaca e colabora com a Associação Portuguesa de Celíacos... Não acho bem esperar pela consulta com o Dr. Libério... temos as análises, temos as pesagens. Não consigo adiar mais isto...não consigo.
Muitos beijos e... que os trabalhos sejam dobrados, eheheh! Importa é irem sendo criados, certo? Eheheh!

Anónimo disse...

Sim minha linda acho muito bem teres marcado a consulta. Tu és um espetaculo pensas logo actuas. Te gosto muito. Beijinhos.