13 meses a caminhar para a independência!



Ontem, depois de sair do trabalho, fui ter contigo, com a avó Benilde e a tia Guida ao Parque das Nações... sabia que estavam no jardim relvado ao pé do Oceanário (aquele muito giro, todo aos altos e baixos) e apareci. Ohhh! Quando te vejo a apontar para mim, e a correr, passinho atrás de passinho, sem ninguém a amparar, na minha direcção...!!! Até uma lagrimita marota me veio enublar a visão - que afastei rapidamente, pois claro, não queria que nada interferisse com os meus olhos, certo é que precisava de continuar a ver-te bem!!!
Este útimo fim-de-semana fizéste muitos progressos. Lá em casa gatinhas cada vez menos e já fazias muitos trajectos sem apoio nenhum. Mas ver-te assim , completamente desamparada, no relvado de um jardim a correr atrás de outros meninos (que não te ligavam nenhuma, hihihi!!!) foi um acontecimento, apesar de tudo, inesperado...e indescritível!
Mas bem, hoje fazes 13 mesinhos, meu anjo. E, aos 13 meses, já:
  • andas sem apoio (mas ainda hesitante);
  • bebes água sozinha do teu biberom;
  • fazes a coreogafia da música "Doidas, doidas, doidas andam as galinhas";
  • dizes cócórócócó (um som imperfeito mas que soa quase idêntico)
  • comes arroz e esparguete;
  • danças muito;
  • dizes pum quando cais (é só rir!);
  • penteias-te (faz de conta!);
  • usas o pente e agarras as canetas e a colher pelo sítio certo (só não consegues manipular ainda a colher) ;
  • rabiscas coisas sozinha, no papel, manipulando um lápis de cera (leve), por exemplo;
  • dás abraços e fazes festinhas.

De resto, continuas muito bem disposta e as gargalhadas são o prato do dia! Com muito sono ou pouco, estás sempre pronta para brincadeira e galhofa e não páras quieta um segundo! Mas estás muito mais meiga, doce e calma, por contraditório que possa parecer. Seres capaz de te deslocar pelos teus próprios meios lá em casa trouxe-te uma independência que dispensa birras e lamúrias. A única excepção parecem ser as idas ás compras: são um tormento para ti... e para nós. Queres andar no chão, agarrar tudo e, pior, a atenção de toda a gente, o que não é possível, por razões óbvias. Mas não faz mal. Tenho mesmo a impressão que os grandes hipermercados serão, por muito tempo, uma fonte de conflitos e problemas, palco preferido de muitas e insistentes birras, em breve motivadas por outras razões: o consumismo. Sinto-me preparada para alguns braços de ferro, acredita (hihihi!!!).

Bem, já me alonguei mais do que deveria. Como sabes continuo cheia de trabalho. Início de ano lectivo é uma confusão que eu até já tinha esquecido... no ano passado, por esta altura, tinhas um mesinho de idade: mamavas de 2 em 2 horas, dormias que nem um anjo durante o dia (depois de ficares maldisposta e bolçares durante quse uma hora depois do leitinho) e choravas muuuito durante a noite, ehehehe!!! Em contrapartida, eu não sabia o que eram centenas de fotocópias e papel a encravar na respectiva, discos rígidos cheios e downloads importantes para fazer, twin towers de papel para arquivar (raios parta, que não há um taliban para as destruir...), dezenas de impressos para verificar, processos para pedir, ordenados para atalhar... ufa... enfim... hei-de ver o fundo ao saco, se deus quiser!

Sem comentários: