Mais um ano... no Colégio!


Ontem foi a reentré do ano escolar. Mais um que vai passar num instante.
Hoje foi a recepção aos alunos mais crescidinhos aqui no Colégio e foi uma agitação. Muitos pais atarefados. Muitos meninos novos bem nervosos. Muitos meninos da casa ansiosos por reencontrar os colegas. Quase todos bem maiores e bonitos e assim se percebe que já tinha saudades das suas carinhas larocas por aqui...! Amanhã recomeçam as aulas e com elas toda uma nova vida neste espaço, feita de dias que têm tanto de rotineiro como de imprevisto. Trabalhar com crianças é assim.
Ás vezes fico a imaginar como será quando chegar a tua vez... que não tardará, a julgar pela forma como tempo corre sem parar.
De resto, ando ansiosa pela consulta com o Dr. Velho. Marcámos uma consulta intermédia só para discutirmos as questões do teu peso. Continuo encucada com isso e estou decidida a pedir exames para despiste de eventuais problemas.
Nunca te falei da consulta dos 12 meses. Mas, nessa consulta, houve um equívoco quando o Dr. Velho anotou o teu peso na curva dos percentis. Conversámos como se, de facto, pesasses mais 1kg do que o peso que efectivamente tens e saímos de lá satisfeitos por teres voltado ao percentil 5. Já de regresso a casa reparei que a realidade é outra, bem mais confusa para mim: desceste vertiginosamente na curva do percentil (estás muuuuuito abaixo do 5). E continuo a não conseguir perceber como é que isso é possivel. Não quando comes tão bem, quando comparo com outros bébés da mesma idade e até meses mais velhos que comem bem menos, quando te oferecemos alimentos mais calóricos e papas 2 vezes por dia e te permitimos dentadinhas em bolachas e bolos secos. Não entendo.
Não te quero engordar á força. Mas queria entender. Como é possível que aumentar o nível calórico das tuas refeições signifique ganhares cada vez menos peso? Desafia a minha lógica, que admito possa não ser a da medicina mas é a minha. E a somar a tudo isto, temo que os próximos meses agravem a situação porque já andas e a actividade física e motora é cada dia mais intensa, e ainda há o fantasma da famosa anorexia fisiológica do 1º ano de vida: muitos bébés, entre o 1º e o 2º ano perdem apetite e deixam de comer bem.
Por isto e por andar a matutar em eventuais doenças associadas ao baixo peso, como a parasitose intestinal, a doença celíaca ou as intolerências alimentares, nada como discutir, despistar e arrumar de vez este assunto.
Quarta-feira é o tão esperado dia. Até lá, ando para aqui a pensar no que vou dizer na consulta... coisas de mãe!

1 comentário:

*CC* # *Ruca* disse...

Olá,

Engraçado, ainda hoje qdo vinha no caminho para o trabalho e me deparei com o trânsito, pensei: vê-se logo que já começaram as aulas.
Também me passou pela cabeça, o dia de ida do Ruca para a escola, parece q falta muito, mas... o tempo é traiçoeiro.
Qto ao peso da Filipa, de facto andamos todos ao contrário, o Ruca não come nada para além das doses e está gordito, está no percentil 50, mas comparado com a altura percentil 10, está gordito. Acho que fazes muito bem em dispistar qualquer motivo de preocupação, mas lembra-te que quem sai aos seus!!!! E se olharmos para o Hugo, bem pelo menos da última vez que o vi, ele é um magrela, certo!?!

P.S. - este fim-de-semana, também não estamos, vou ser madrinha de um casamento a Castelo Branco, aiaiaiai, levam-me à falência.

beijocas grandes
CC & Ruca