Birras e Batatas!

Há bocado, no tal forum das mamãs que frequento, apercebi-me que existem muitos pais que passam a vida a ralhar com os seus bébécas, da tua idade, por causa dos disparates. Por coincidência, todas elas se queixam que os seus pirralhinhos fazem birras, daquelas de se atirarem para o chão e tal. Pois... isso deixou-me aqui a pensar...

Haveria, por certo, quem pensasse que eu te deixo fazer tudo, se visse a quantidade de coisas que desarrumas e o estado em que tantas vezes fica a sala de estar depois de por lá teres passado, qual furacão... Muitas pessoas diriam, se soubessem, que te estou a habituar mal, que assim não aprendes a respeitar o NÃO. Tento tirar do teu alcance todas as coisas com as quais te poderias magoar. Repreendo-te sempre que mexes naquilo que preferia que não mexesses. Mas cá a minha lógica diz-me que não devo esperar de ti obediência nesta fase e, por conseguinte, para quê dar demasiada importância ao assunto?
O que não podes mesmo mexer (por implicar que te possas magoar ou que o objecto em causa se danifique causando-me transtorno) não mexes. Ponto final. E como longe da vista é longe do coração, o que não podes mexer acaba por sair do teu alcance visual et voila: acabou o pretexto para a choradeira! Além do mais, quem disse que o bébé não pode brincar com caixas de cartão, com revistas e CDs, com comandos de televisão, com panos do pó, com molas da roupa, com frascos de creme vazios ou semi-vazios, com rolos de papel higiénico, com as almofadas do sofá da sala, com aquela moldura giríssima que está na estante da sala? Quem disse que são obrigados a brincar com os SEUS brinquedos?
Lá em casa os teus brinquedos sempre foram os que adoptáste como tal (sendo certo que os considerei inofensivos). Acho mal privar-te de explorar o que te rodeia, privar-te do que te cativa, do que te desperta a atenção e a curiosidade. Os melhores brinquedos são os que as crianças inventam, aqueles nos quais elas projectam a sua vontade de conhecer o mundo e de o apropriar, aqueles que eles reinventam á medida das suas necessidades. E cada criança é única, logo os seus brinquedos são únicos para si. Nem sempre se vendem nos hipermercados (ou estão, pelo menos, na prateleira dos brinquedos!). Percebi que os adultos querem as suas casas arrumadas e as suas decorações inalteradas. Querem uma árvore de Natal reluzente e um bébé que a admire, de longe. Não acho justo. Fica descansada. Quero lá saber se vais destruir a nossa árvore de Natal em menos de um fósforo...! A minha curiosidade é saber o quanto te vai cativar e sabes que mais? Tenho um desejo secreto de que te atires a ela como gato a bofe... acredito que seja a melhor e única forma de nos mostrares que a dita até tem a sua piada!
O que é certo é que não fazes birras. Pelo menos por enquanto. Duram 30 segundos, quando duram. Será que tem a ver com isto? Hum... se calhar tem. E também deve ser por isso que a batata escondida debaixo da almofada da cadeira da cozinha lá foi parar e não está arrumadinha no respectivo saco! Que piada teria uma batata no saco?

Sem comentários: