A Sala de Estar...



Estamos provisóriamente alojados em casa da avó Celeste e do avô Narciso... Tivémos uma infiltração de água na parede do petit WC e o caos instalou-se lá em casa: a água fez levantar os tacos de madeira do chão do quarto da mãezola e do paizola e tiveram de rebentar aquilo tudo! Resultado: há pó e não temos onde dormir!
Ontem já dormimos na casa dos avós... tive receio que não fosse fácil adormecer-te mas... correu tudo bem! Acho que já estás mesmo muito habituada a adormecer áquela hora e nem este tipo de mudanças interfere já com esse hábito. Ainda bem.
Pior sou eu... oh, a casa dos avós é muito confortável e acolhedora mas... senti muita falta da nossa casinha!!! Sou muito agarrada á nossa casa, ás nossas coisas; preciso de tudo aquilo para me sentir descontraída e descansar de facto. Daí que nas férias precise sempre de uns dias em casa, em paz e sossego, a organizar as minhas coisas, no meu habitat... E hoje até parece que me custa mais saber que no final do dia não vamos para lá!
Habituei-me a estar mais tempo em casa quando fiquei grávida de ti. Principalmente nos primeiros meses, apetecia-me muito descansar no sofá, ver televisão, ouvir música, ler... comecei a fugir do cafezinho habitual com os amigos todas as sextas e sabados á noite, não me apetecia muito sempre as mesmas conversas, pensava o tempo todo em ti e em como me sentia diferente, muitas vezes sentia-me incompreendida pelas pessoas e era agradável estar sozinha (mas TÃO completamente acompanhada - um bébé na barriga torna-se uma espécie de amigo imaginário com quem partilhamos pensamentos que gostamos de pensar que são, de facto, ouvidos. E é tudo tão íntimo - aquele movimento que só nós sentimos, as voltinhas de satisfação que se sentem na barriga quando nos deitamos para descansar...)!
Hoje em dia faz-me falta a sala de estar ao fim do dia, contigo, a ver-te de um lado para o outro, numa azáfama interminável, a percorrer tudo, como se tudo estivesse a ser visto pela primeira vez: primeiro é atirar os comandos da televisão de cima da mesa de centro para o meio do chão, depois ir ao tapete dos brinquedos demanchar os puzzles de madeira e trazer umas quantas peças na mão para espalhar pela sala, depois voltar á mesa de centro, espreitar para a prateleira e atirar todos os DVD's de desenhos animados (uma colecção de Noddy's, Ruca's, Poccoyo's e afins!) para o meio do chão, rumar em direcção á estante e atirar, uma a uma, cada uma das revistas que compõem uma simpática pilha de Bébés d'Hoje, Mães Ideais, Pais & Filhos, Crescer c/ Saudes, Super Bébés e afins para o chão (amontoam-se ali desde que nasceste pois passei a comprá-las todos os meses!), depois segues caminho até á mesa da televisão e vem para o chão tudo o que lá estiver em cima, a seguir a habitual tentativa de mexer no leitor de DVD e na box da TVCabo, e repreendida como de costume lá vais tu para o corredor atirar com as bolinhas e as peças plásticas que persegues de um lado para o outro...
Depois de jantar, arrumada e preparada a tralha para o dia seguinte, de novo o regresso à sala de estar: ver televisão, acabar uma leitura, descansar no sofá... Eu que sempre fui de dormir cedo, aprendi a recarregar um bocadinho as baterias com este exercíco de descontração: estar, pura e simplesmente, na nossa sala!
Bem, alonguei-me muito neste post tão sem graça... esperemos que em breve possamos regressar.

Sem comentários: